Museu do Folclore confirma encerramento do Ciclo de Natal
Atualizado em 26/01/2022 - 19:05
Fundação Cultural Cassiano Ricardo
Depois de benzidas durante a missa, as bandeiras das Folias de Reis são recolhidas para o próximo Ciclo de Natal - Foto: PMSJC

Avelino Israel
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

O Museu do Folclore de São José dos Campos realizará, neste domingo (30), de maneira presencial, o encerramento do Ciclo de Natal, que começou em dezembro. O momento será marcado pelo fechamento do presépio e a realização da 24ª Chegada das Bandeiras. A manifestação contará com a participação de 10 Folias de Reis – 7 de São José e 3 de outras cidades (Jacareí, Paraibuna e Franco da Rocha).

As atividades estão programadas para acontecer das 9h às 17h, na área externa do Parque da Cidade. Às 11h está prevista a realização de uma missa, que será celebrada pelo padre Rinaldo Roberto de Rezende, da matriz de Santana, região norte. Durante todo o período, as exposições do museu, permanente e temporária (‘Território de Sonhos e Lembranças’), estarão abertas para visitação.

O início do Ciclo de Natal e a abertura do presépio também ocorreram de maneira presencial, com a participação de três Folias de Reis e o público. Em 2021, por conta da pandemia da covid-19, o encerramento do Ciclo de Natal não foi realizado. No seu lugar, o museu montou uma exposição temporária virtual (‘A Estrela que move o Vale’), destacando as Folias de Reis.

Como medidas preventivas para combater a transmissão da covid-19, o museu exigirá que todos os envolvidos com o evento (foliões, funcionários e público) usem máscara e disponibilizará álcool em gel em diferentes pontos do recinto. Os foliões também terão que apresentar comprovantes de vacinação (duas ou três doses). 

“Apesar de ser um evento em local aberto, os foliões circularão por espaços fechados, como o local onde está o presépio, por exemplo. É por esta razão e para proteção de todos que estamos tomando esta medida”, explica a gestora do museu, Francine Maia.

Folias participantes

São José dos Campos: Cia de Reis Esplendor do Oriente (Jd. Satélite), Cia Irmandade Santos Reis (Pq. Novo Horizonte), Folia de Reis Estrela de Belém (Jd. Telespark), Cia dos Três Reis Estrela do Oriente (Jd. Oriente), Folia de Reis Mestre Zé Mira (Putim), Folia de Reis Bom Jesus do Buquirinha (Buquirinha) e Folia de Reis São José (Vila Rubi).

Paraibuna: Folia de Reis Alferes Bento. Jacareí: Folia de Reis Filhos do Oriente. Franco da Rocha: Companhia Cantadores da Estrela.

Gestão

O Museu do Folclore é gerido pelo CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular), organização da sociedade civil sem fins lucrativos criado em agosto de 1998, com sede em São José dos Campos. O museu é um espaço da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, que mantém um termo de colaboração com o CECP para o exercício da gestão.

Museu do Folclore de SJC
Av. Olivo Gomes, 100 – Santana (Parque da Cidade)
(12) 3912-7318 ou (12) 3924-7354
www.museudofolclore.org


MAIS NOTÍCIAS
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

×