Parque Tecnológico lança capacitação para empreendedores
24/01/2022 15:29
Empreendedores do Novo Horizonte
Profissionais do Novo Horizonte, que participaram do grupo piloto - Foto: Divulgação

José Roberto Amaral
Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico

O Parque Tecnológico, em parceria com a Prefeitura de São José dos Campos, lançou nesta segunda-feira (24) o Empreenda On, programa de aceleração e capacitação para negócios de bairros afastados dos centros da cidade.

O acompanhamento dos micro e pequenos empreendedores se dará por meio de mentorias, palestras, workshops e aulas, a partir de um plano formatado de acordo com as necessidades dos empreendimentos assistidos. Para facilitar o processo, os participantes serão divididos por setores, de acordo com a área de atuação.

Segundo a coordenadora do Empreenda On, Giane Santos, o programa nasce para proporcionar a empresas e pessoas que atuam em setores variados as mesmas oportunidades que as empresas de base tecnológica recebem no Parque Tecnológico.

“Por meio de parcerias com instituições como Sebrae, Senac, Prefeitura, entre outras, o parque estimula a criação de grupos nas microrregiões da cidade", disse Giane. "O que queremos é tornar os bairros também um lugar de oportunidades, com um setor de serviços competitivo e uma economia local forte."

O público-alvo do projeto são profissionais autônomos, microempreendedores individuais e pequenos empreendedores, principalmente dos setores de serviços e de comércio.

Para o desenvolvimento dos planos de capacitação, o Empreenda On conta com a parceria da Prefeitura, Sebrae, Senac, Rotary Club Zona Leste e Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza). Quanto à aplicação da metodologia nos bairros, o projeto contará também com a parceria de associações de bairros e grandes empresas que possam ter interesse e atuação na região.

Grupo piloto

Um grupo piloto já foi formado no Novo Horizonte, na região leste. São profissionais e empreendedores do setor de beleza – cabeleireiros, barbeiros e esteticistas. A reunião de lançamento teve a presença de 18 participantes e representantes da Prefeitura.

No primeiro encontro, ocorreu uma oficina de planejamento participativo. O objetivo foi entender as expectativas e necessidades com foco no crescimento dos empreendedores.

Durante seis meses, os participantes vão ser acompanhados por especialistas nas áreas de administração, marketing, postura empresarial e comportamento empreendedor. Estão previstos oito workshops, duas visitas a oficinas de gestão, participação em uma feira do setor e duas visitas a salões de sucesso na região.

O barbeiro Jackson Fernandes já tem praticado o que aprendeu com o Empreenda On em seu negócio. "Só por participar de um encontro, já, tenho sido mais comunicativo na rede social, vendendo mais e estou tendo retorno em aulas e aperfeiçoamento em outras barbearias. Estou mais organizado, usando agenda virtual com meus clientes. E o retorno tem sido muito positivo. Eu espero que o Empreenda On me ajude a aprender e entender ainda mais sobre tecnologia dentro do mercado dos negócios."

A segunda fase do Empreenda On prevê a criação de uma plataforma online, que vai reunir todos os dados dos participantes para acompanhamento da evolução das empresas, divulgação e promoção de produtos e serviços.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico

×