24 maestros participam de audição para Orquestra Joseense
19/01/2022 16:05
Audição para maestro
As audições serão realizadas neste sábado (22) e domingo (23), no Teatro Municipal - Foto: Divulgação

Bianca de Aquino
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

Um total de 24 maestros e maestrinas se inscreveu para o concurso de seleção artística para a Orquestra Joseense, novo programa de formação artística da FCCR (Fundação Cultural Cassiano Ricardo) anunciado em dezembro último pela Prefeitura de São José dos Campos. As audições serão realizadas neste sábado (22) e domingo (23), no Teatro Municipal.

Na audição, uma Comissão de Seleção vai analisar o candidato quanto à sua aptidão técnica e desenvoltura, conhecimento de repertório orquestral para formação de câmara, formação sinfônica, orquestra e coro em diferentes estilos.

Os candidatos deverão apresentar um repertório previamente definido que será regido ao vivo, com acompanhamento de redução orquestral realizada por um pianista oferecido pela FCCR.

Além da audição, a comissão também vai avaliar o currículo e o portfólio, o link do vídeo entregue no ato na inscrição e o perfil artístico-pedagógico dos candidatos. O resultado final deverá ser divulgado no próximo dia 8 de fevereiro.

A criação da Orquestra Joseense integra o Plano de Gestão 2021-2024.

Spalla e chefes de naipe

Seguem abertas, até o dia 7 de fevereiro, as inscrições para a seleção de spalla e instrumentistas do Núcleo Profissional da Orquestra Joseense. No total, são 13 vagas (1 spalla e assistente de maestro e 12 chefes de naipes).

As inscrições deverão ser realizadas, exclusivamente, pelo formulário eletrônico na plataforma Prosas, na página da Fundação Cultural Cassiano Ricardo: https://prosas.com.br/patrocinadores/506.

A íntegra do edital também poderá ser acessada no site da FCCR.

Além do regente, spalla e orientadores artísticos, haverá vagas para 25 bolsistas de formação musical, divididas em aperfeiçoamento (10 vagas) e avançado (15 vagas). O edital deverá ser publicado nas próximas semanas.

A seleção de todos os núcleos integrantes será por meio de edital, com previsão de que até março a orquestra esteja completamente formada.

Sobre a Orquestra Joseense

A Orquestra Joseense pretende absorver aprendizes de música, iniciados em diversas iniciativas públicas ou particulares, que demonstrem interesse em aprofundar seus estudos, com aulas teóricas, práticas de instrumentos de orquestra e prática de grupo com regência.

O projeto cultural tem o objetivo de formação musical, aperfeiçoamento de músicos instrumentistas, capacitação para a profissionalização artística e difusão da música instrumental.