Em 8 meses de operação, CSI devolve 56 veículos aos donos
17/01/2022 12:38
jeep recuperado
Com imagens em tempo real, foi possível localizar o Jeep roubado no lava-carros e prender os ladrões - Foto: PMSJC

Sheila Faria
Secretaria de Proteção ao Cidadão

Na manhã do último dia 5 de janeiro, poucas horas depois de deixar seu carro para lavar, Alexandre Falleiros recebeu um telefonema dizendo que o veículo tinha sido roubado durante um assalto no estabelecimento.

A Polícia Militar foi acionada e, com o trabalho integrado das forças de segurança e o monitoramento do CSI (Centro de Segurança e Inteligência) de São José dos Campos, o veículo passou a ser monitorado em tempo real.

“À tarde, recebi um telefonema da polícia dizendo que meu carro tinha sido localizado perto da estrada de Monteiro Lobato. Confesso que fiquei temeroso de ir para o local. Parecia muita eficiência para ser verdade”, disse Falleiros.

Antes de chegar à região norte, o carro em que o engenheiro estava começou a ser acompanhado por uma viatura policial. “Foi quando percebi que havia um trabalho integrado, com uso de câmaras para localizar meu carro e me orientar até o local, que era de difícil acesso”, afirmou.

O carro foi recuperado e duas pessoas foram presas.

Sem seguro

Também a moto de Alan Pereira Ramos foi devolvida pela Guarda Civil Municipal horas depois de ter sido furtada, no último dia 10 de dezembro. “Eu quase não tirava a moto da garagem porque o seguro estava vencido há dois meses. Mas naquele dia tinha que tomar a vacina da covid e resolvi ir de moto”.

Ele disse que estacionou na frente da UBS (Unidade Básica de Saúde) e ficou olhando o veículo até entrar na sala de vacinação. “Quando saí tinham levado a moto. Fiquei desesperado”, disse.

Alan avisou a polícia e foi para o trabalho. Logo depois recebeu um telefonema dizendo que a moto havia sido encontrada. “Quando cheguei no local, os GCMs já estavam tirando a moto de um barranco. Foi uma sensação maravilhosa”.

Tempo real

Em pouco mais de oito meses de funcionamento do CSI, da Prefeitura de São José dos Campos, 56 veículos roubados ou furtados foram recuperados com o uso da tecnologia e a dedicação das forças de segurança que trabalham na unidade e nas ruas.

Levantamento da Secretaria de Proteção ao Cidadão aponta que o total de furtos de veículos caiu 69% nos últimos 5 anos em São José (2.192 casos de janeiro a novembro de 2016 e 698 no mesmo período de 2021). Em roubo de veículo, a queda foi de 65% (de 757 para 272).

Minicentrais

A Prefeitura também instalou minicentrais do CSI em órgãos da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Guarda Civil Municipal. O trabalho integrado é feito pelo programa São José Unida, da Prefeitura, que reúne todas as forças de segurança da cidade.

O sistema inteligente de segurança de São José dos Campos é referência nacional pelo monitoramento 24 horas de ruas, parques e praças realizado por mil câmeras com tecnologia de ponta e reconhecimento facial.