População recebe dose de reforço contra covid-19 neste sábado
Atualizado em 17/01/2022 - 11:52
Saúde
Todo mundo imunizado: Família Bonfim da Vista Verde garante primeira dose da vacina para quatro membros da família - Foto: PMSJC

Beatriz Rosa
Secretaria de Saúde

Muita gente procurou os cinco postos extras de vacinação que a Prefeitura de São José dos Campos disponibilizou neste sábado (15), para a população ampliar a imunização contra a Covid-19. Nos locais, as pessoas tiveram a oportunidade de receber a aplicação da primeira dose, segunda e a de reforço.

A vacinação aconteceu das 8h às 12h, nas quatro Casas do Idoso (Centro, Sul, Leste e Norte) e no Cefe (Centro de Formação do Educador), na região norte. Ao todo, a prefeitura disponibilizou 9.500 doses do imunizante.

A aplicação da terceira dose na empregada doméstica Célia Aparecida Quimentão, den60 anos, moradora do Novo Horizonte, foi registrada pela neta, Natália Ferreira Quimentão, de 14 anos. O momento foi celebrado pelas duas que procuraram a Casa do Idoso Leste para garantir doses do imunizante e proteção contra a Covid-19.

“Agora eu estou completamente imunizada”, disse Célia. Segundo ela, disponibilizar a vacina na Casa do Idoso facilitou o acesso à vacinação. “Foi a melhor coisa que fizeram, pois as unidades de saúde estão muito movimentadas”, completou.

Sua neta Natália tomou a segunda dose e tem consciência da importância da vacinação. “Esse vírus não escolhe pessoas. Então, temos de tomar a vacina para não ficar doente”, disse.

A dona-de-casa Regina dos Reis Martins, de 50 anos, moradora do Capão Grosso, também concluiu o esquema vacinal com a aplicação da terceira dose. “Estamos em um momento muito perigoso. A vacinação é muito importante. Não vejo a hora dos meus netos serem imunizados”, disse.

Além das quatro unidades da Casa do Idoso, a população também procurou o Cefe, na região norte da cidade. Quem passou por lá em busca da imunização foi a família Bonfim do Monte Castelo, no Centro. A dona-de-casa Cenira Damazio, de 50 anos e os três filhos, Joabe, de 24 anos; Pedro Augustus, de 20 anos e Marco Aurélio, de 14 anos,  receberam a primeira dose da vacina. Já imunizado com as três doses, o aposentado Florisvaldo Alves Bonfim, fez questão de acompanhar a vacinação de sua família.

O caçula Marco Aurélio estava ansioso para ser vacinado. “A vacinação nos permite fazer qualquer coisa, inclusive trabalhar. Temos que prevenir. Tive a ideia de me vacinar porque a maioria dos meus amigos de escola já se vacinaram”, disse Marco Aurélio, que estimulou os demais a buscar a vacinação.

“No início tive um pouco de medo de me vacinar em razão de um problema de saúde, uma trombose. Mas essa nova onda da doença me preocupou. Já existe muita enfermidade e trouxe meus filhos para garantir segurança a eles”, disse Cenira. Agora a família Bonfim segue mais segura contra a Covid-19.

Vacinação
A partir de segunda-feira (17), a prefeitura passa a disponibilizar mais um ponto fixo de vacinação, no Cefe, de segunda a sexta-feira, das 17h às 21h, em parceria com o colégio Tableau.

Em São José, atualmente a vacinação acontece de segunda-feira a sexta-feira nas UBS’s Resolve, das 8h às 17h, no Colégio Tableau, das 8h às 21h, e com o Vacimóvel, o carro da vacina que tem ido aos bairros de quarta-feira a sexta-feira, sempre das 17h às 21h.

Nesta semana, o Vacimóvel estará no Centro da Juventude no Jardim América (19); em frente ao poliesportivo do São Judas Tadeu (20) e no Parque Vicentina Aranha, na Vila Ema (21). Os locais de vacinação devem ser confirmados no site da prefeitura.