Museu Vivo retoma música presencial com dupla de violeiros
17/02/2022 14:29
Museu Vivo - dia 20
A dupla de violeiros Rodrigues Neto e Fernando é a atração deste domingo (20) no programa Museu Vivo - Foto: Divulgação

Avelino Israel
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

A dupla de violeiros Rodrigues Neto e Fernando (Antonio Rodrigues Martins Neto e Floresmundo Félix) é a atração, neste domingo (20), da segunda edição do ano do programa Museu Vivo, realizado mensalmente pelo Museu do Folclore de São José dos Campos. A atividade é aberta ao público e acontece das 14h às 17h.

A participação da dupla marca a retomada da música em formato presencial depois de quase dois anos. A última vez que isso aconteceu foi no dia 15 de março de 2020, com a dupla Erli Gomes e Geraldina dos Santos. Em razão das restrições impostas pela pandemia da covid-19, o Museu Vivo vinha sendo realizado de maneira virtual.

Conforme explica a pesquisadora Tiane Tessaroto, “o Museu Vivo valoriza o saber e o fazer daqueles que representam a cultura popular do município e da região, permitindo que eles compartilhem a sua sabedoria com o público, que pode acompanhar de perto toda a movimentação”.

Rodrigues Neto, além de violeiro, é cantor sertanejo e compositor, tendo gravado um CD com músicas autorais em 2013. Ele já foi apresentador de TV no quadro ‘Café com Rapadura’, do programa ‘Tempero Caipira’, da TV BandVale. Com o novo parceiro, ele canta músicas românticas e de raiz sertaneja. 

O violeiro é natural de Lutécia (SP), mas mora em São José desde 1986. Ele nasceu em uma família de músicos e, aos 11 anos, já começava a demonstrar interesse pela área musical. Quando frequentou o seminário aprendeu a tocar violão básico e aos 16 passou a compor.  

Gestão

O Museu do Folclore é um espaço da FCCR (Fundação Cultural Cassiano Ricardo), gerido pelo CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular), organização da sociedade civil sem fins lucrativos, com sede em São José dos Campos.

O museu está instalado no Parque da Cidade desde 1997 e, neste ano, completa 25 anos de criação.

Museu do Folclore de SJC

Avenida Olivo Gomes, 100, Santana (Parque da Cidade), na região norte

(12) 3924-7318 e (12) 3924-7354

www.museudofolclore.org 


MAIS NOTÍCIAS
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

×