S. José é selecionada por programa de descarbonização do transporte
Atualizado em 08/12/2022 - 10:23
São José é selecionada pelo programa Intelligent Mobility
Conversão de 100% da frota de ônibus para propulsão elétrica faz parte da proposta apresentada por São José - Foto: Adenir Britto/PMSJC

José Roberto Amaral
Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico

São José dos Campos foi a campeã nacional do programa Intelligent Mobility Accelerator, iniciativa bilateral de aceleração entre o Brasil e o Reino Unido com o objetivo de facilitar o desenvolvimento de parcerias entre empresas brasileiras e britânicas com soluções para descarbonizar o transporte no país e no mundo.

A proposta de trabalho de São José concorreu com outras 12 cidades e regiões brasileiras, como Campinas, Caxias do Sul e Joinville, incluindo as capitais Curitiba e Manaus, e institutos de pesquisas das regiões metropolitanas de São Paulo e Salvador e do Distrito Federal.

Além de São José dos Campos, Sorocaba e Belo Horizonte, segunda e terceira colocada respectivamente, foram as demais cidades selecionadas para participar do Intelligent Mobility Accelerator.

Cada cidade apresentou o projeto para uma banca realizada no final de novembro, como parte da programação do 29° Congresso e Mostra Internacionais de Tecnologia da Mobilidade SAE Brasil.

O grupo de trabalho que credenciou São José foi composto por pesquisadores e técnicos da Embraer, ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), Fatec (Faculdade de Tecnologia), Parque Tecnológico, entre outras entidades, com apoio da Prefeitura.

A coordenação do modelo apresentado coube à associação Invoz, ligada ao engenheiro Ozires Silva, um dos fundadores da Embraer.

As propostas vencedoras para a redução de emissões de carbono na mobilidade poderão ser implantadas a partir de 2023 por startups brasileiras e britânicas.

Com a proposta “Como podemos otimizar o ecossistema de mobilidade, integrando colaborativamente soluções intermodais, usando tecnologia digital”, São José vai desenvolver, a partir do próximo ano, um projeto piloto que, entre outros objetivos, tem como meta reduzir em cerca de 25% as viagens motorizadas até 6 quilômetros no município até 2026.

Uma das primeiras cidades do Brasil a planejar o transporte coletivo público com veículos elétricos, São José terá, de forma pioneira, uma frota de ônibus 100% elétrica. A cidade já possui 12 veículos leves sobre pneus (VLP) que circulam pela Linha Verde.

A estimativa é que as duas iniciativas possam reduzir até 100 mil toneladas de emissão de gás carbônico resultante do transporte por ano.

"O desafio é como fazer a primeira cidade inteligente do Brasil avançar nas questões de mobilidade, promovendo sua descarbonização e priorizando o bem-estar de sua população", informou o Invoz.

Soluções sustentáveis

O Intelligent Mobility Accelerator vem sendo implantado há seis anos em diversas cidades do mundo, e é coordenado pela Connected Places Catapult – agência de inovação, cidades, transportes e liderança local do Reino Unido – e pelo hub de inovação Wayra UK.

O programa foi desenvolvido para apoiar as empresas líderes na solução de desafios de inovação no setor de transporte, aproveitando as soluções oferecidas por startups disruptivas.

Apresentação da proposta de São José durante o Congresso de Tecnologia da Mobilidade

Cronograma

No Brasil, o diferencial será de que as soluções selecionadas serão implantadas por startups nacionais e do Reino Unido, estimulando troca de conhecimento e estabelecimento de parcerias para criar oportunidades de exportações e investimentos bilaterais.

As soluções selecionadas também terão a oportunidade de testar as soluções nas três cidades brasileiras selecionadas.

De acordo com o cronograma, a seleção de startups se dará entre março e abril, com a chamada para candidaturas.

Está previsto ainda a fase de entrega tecnológica, regulamentação e abertura de mercado, além da etapa de testes das tecnologias e preparação da indústria para a adoção das inovações.