Comemoração do Dia da Pessoa com Deficiência lota teatro
Atualizado em 06/12/2022 - 18:03
Evento do Dia Internacional da Pessoa com deficiência
Evento realizado pela Prefeitura, com a apresentações e palestras, lotou o teatro do Sesi - Foto: Adenir Britto/PMSJC

Avelino Israel
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

O auditório do Sesi ficou lotado na última segunda-feira (5), durante evento realizado pela Prefeitura de São José em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (3). Além da apresentação da Central de Libras, o encontro contou com a realização de palestras e apresentações de instituições que atuam no setor.

Maurício Carvalho, 59 anos, pai de Rafael Atkinson Carvalho, 26 anos (que tem síndrome de Dow), acompanhou o filho no evento e fez questão de parabenizar a Prefeitura e o Sesi pela iniciativa.

“Considero São José uma referência nacional no atendimento a pessoas com deficiência e por isso acreditamos nas oportunidades oferecidas a este público, tanto pelo poder público como por instituições”, enfatiza Maurício.

Rafael é palestrante, ator de teatro e coordena o movimento de empreendedorismo social Maravilha Máxxima. Em 2017, foi declarado a primeira pessoa com síndrome de Dow a concluir uma Corrida de São Silvestre. Ele também é integrante do time de futsal sub-21 da Ponte Preta de Campinas, formado só por atletas com síndrome de Dow.

Libras

A Central de Libras é um novo serviço oferecido pela Prefeitura voltado ao atendimento de pessoas surdas ou com deficiência auditiva. Ele entrou em operação na última segunda-feira e funciona de forma ininterrupta, por meio de uma plataforma na internet.

O acesso é feito por servidor da Prefeitura a partir de um QR Code (tipo de código de barras), disponível nos principais locais de atendimento ao público.

A partir deste acesso, um intérprete da Central passa a intermediar, em Libras (Língua Brasileira de Sinais), a conversa entre o servidor e o surdo ou deficiente auditivo que estiver sendo atendido.