Empreende 2022 abre ao público com criatividade e inovação
Atualizado em 07/12/2022 - 11:52
Abertura Empreende Startups Educacionais 2022. Foto: Claudio Vieira/PMSJC 05-12-2022
O evento conta com mais de 100 projetos apresentados envolvendo toda a rede de ensino municipal e segue até sexta (9), com premiação de escolas e alunos. - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Paula Pessoa
Secretaria de Educação e Cidadania

Em clima de Copa do Mundo, os times da rede de ensino municipal foram escalados para mais uma edição do Empreende - Startups Educacionais, da Prefeitura de São José dos Campos, com a apresentação de mais de 100 projetos da educação empreendedora realizados no decorrer deste ano com criatividade, inovação e uso de tecnologia.

São esperadas mais de 2 mil pessoas no evento, que está sendo realizado no Cefe (Avenida Olivo Gomes, 250, Santana) e tem a participação de mais de 6 mil estudantes e equipes das escolas municipais. A abertura oficial ocorreu nesta segunda-feira (5), com apresentação da Bamoa, Banda Moacyr Benedicto de Souza, e presença de autoridades e diversos convidados, como uma turma do Ceja (Centro de Educação de Jovens e Adultos).

As equipes das escolas de educação infantil estão muito bem representados no espaço preparado para a Pedagogia Empreendedora dos Sonhos. O teatro se transformou em um espaço tecnológico para navegar na Plei (Plataforma de Educação Integral), com disputas interativas entre estudantes.

O ensino fundamental apresenta ideias e soluções para problemas do cotidiano em projetos, serviços, produtos e infográficos.

• Terça-feira (6): das 8h às 11h e das 14h às 17h
  • Quarta (7) e quinta-feira (8): das 8h às 11h, das 14h às 17h e das 19h às 21h
  • Sexta-feira (9): das 8h às 10h, com a premiação (apenas para autoridades e expositores)

Alguns destaques

Cuidados acessíveis

A Emefi Mercedes Rachid Edwards, em São Francisco Xavier, apresenta ao público o serviço do Afrodite Self Care, que propõe a oferta de serviços de beleza e cuidados pessoais a pacientes com câncer ou outras enfermidades. A ideia surgiu a partir da experiência de uma da irmã de uma das alunas durante tratamento médico.

“Pensamos na necessidade dos idosos com câncer que têm baixa autoestima e precisam de cuidados para melhorarem no tratamento", disse a aluna Maria de Fátima Aparecida Gaspar, de 15 anos. "Durante o ano eu gostei das aulas de assessoria ao projeto com o Cedemp (Centro de Educação Empreendedora).”

MC Sonho Feliz

A turminha do pré 2 do Cecoi Santa Rita transformou o sonho coletivo de saborear os famosos lanches do Mc Donald’s em uma experiência empreendedora, em que pesquisaram sobre a rede de fast food e conheceram uma das lojas, em visita monitorada que terminou em festa, com lanches e batatinha frita.

“Em uma das etapas da Pedagogia dos Sonhos, tínhamos que escolher um tema que todos eles quisessem conhecer mais a fundo, as crianças disseram que queriam uma tarde de lanche com os amigos e conhecer a história do Mc Donalds", explica a professora Francisca de Sousa Almeida. "Pesquisamos, descobrimos sobre a marca, como os lanches são feitos, de onde surgiram as lojas, fizemos visita monitorada para conhecer uma das cozinhas e tivemos uma conversa com uma gerente. Depois, eles tiveram uma tarde de Mc Sonhos realizada e feliz.”

Música e socialização

A banda foi muito importante na minha vida", afirmou o aluno Caio Richard Tavares Barbosa, de 12 anos, da Emefi Moacyr Benedicto de Souza. "Vi meus amigos participando e quis entrar mesmo não sabendo tocar instrumento, hoje eu toco o trompete. Comecei a prestar mais atenção nas aulas, a ter disciplina, e acho que também vai me ajudar no futuro. A banda foi algo maravilhoso na minha vida.”

O maestro Hebert Bassi de Souza lembra que a Bamoa foi formada em 2014 com a intenção de socializar e ajudar a própria comunidade. "A banda é uma iniciativa para trazer os jovens para dentro da escola e mostrar outras oportunidades de vida com arte e música.”