Museu do Folclore abre exposição temporária com 10 presépios
01/12/2022 16:57
EXPO PRESÉPIOS 2022
A mostra estará montada numa sala na penumbra, iluminada por pequenas lanternas - Foto: Divulgação

Avelino Israel
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

Crochê, palha, arame, cerâmica, papel, barro e gesso são algumas das matérias primas utilizadas na produção de diferentes presépios que compõem a nova exposição temporária do Museu do Folclore (Avenida Olivo Gomes, 100, Santana, no Parque da Cidade). A mostra leva o nome de À Espera do Sagrado e será aberta neste sábado (3), às 14h.

Com curadoria da museóloga Mariana Boujad, a exposição conta com 10 presépios: um deles do próprio acervo do museu e os demais cedidos pelos autores ou proprietários, como a folclorista Angela Savastano, a artesã Maria Leonice e figureiras ligadas ao Coletivo Santo de Casa – Tecnologias Populares.

“Além de reunir presépios de vários formatos e materiais, nós também nos preocupamos com a ambientação da sala onde foi montada a exposição, que estará na penumbra", explica Mariana. "Também haverá um texto projetado no teto e uma representação de noite estrelada no corredor.”

A escolha do tema, segundo Mariana, se deve justamente ao período do ciclo de Natal, que tem como ponto central o presépio. “A manifestação de montagem do presépio é expressada de várias formas e a intenção é mostrar isso aos visitantes”, ressalta.

Texto projetado

As tradições religiosas são parte significativa das expressões culturais de um povo, refletindo valores, crenças e formas de vivenciar o mundo ao longo das gerações. A montagem dos presépios conta a história dos dias que antecedem o Natal, por meio de diferentes cenários.

Duração e gestão

A exposição temporária ocupará lugar destacado no mesmo prédio onde fica a mostra de longa duração do museu e ficará aberta para visitação até o final de fevereiro. Poderá ser vista de terça-feira a domingo, das 9h às 17h.

O Museu do Folclore é um espaço da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, localizado no Parque da Cidade desde 1997. A gestão é feita pelo CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular), organização da sociedade civil sem fins lucrativos, com sede em São José dos Campos.

Mais informações


MAIS NOTÍCIAS
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

×