Domingo tem último Museu Vivo do mês no Parque da Cidade
25/08/2022 14:56
MUSEU VIVO - DIA 28
Os violeiros Ivo Raimundo Pinto e Valtecides dos Santos Malta já tocam e cantam juntos há um bom tempo - Foto: Divulgação

Avelino Israel
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

Bijuterias e acessórios, doce de abóbora com coco e muita moda de viola, são os atrativos do Museu Vivo deste domingo (28), no Museu do Folclore de São José dos Campos, a partir das 14h. A atividade reúne representantes da cultura popular da região, que compartilham com o público seus saberes e fazeres.

Para esta última edição de agosto, foram convidados a mato-grossense Angela Mendes da Silva (artesanato), que participa pela primeira vez, a mineira Ana Rosa dos Santos (culinária) e a dupla de violeiros Ivo Viola e Valtecides, nascidos em São Bento do Sapucaí e São José dos Campos, respectivamente.

O Museu Vivo é um dos muitos programas realizados pelo Museu do Folclore, ao longo do ano, com objetivo de valorizar e dar visibilidade aos conhecidos fazedores da cultura popular e seus trabalhos. Além disso, os encontros possibilitam uma verdadeira integração com o público.

Manuseio e criatividade


Angela Mendes participa pela primeira vez

Angela Mendes, 44 anos, mora em São José desde o início do ano, quando aceitou convite de uma amiga para deixar São Paulo, onde morava. Nascida em Terenos (MS), foi para Campo Grande ainda jovem. É formada em Artes Visuais e Artes Cênica e Dança. Já atuou como atriz, dançarina e pesquisadora em diferentes regiões do Brasil.

Por conta de trabalhos artísticos que também realiza, desenvolveu figurinos, cenários e adereços, o que possibilitou destreza no manuseio e criatividade para criação de peças. Hoje, também produz bijuterias a partir do que tem disponível realizando peças únicas.

Gosto pelos doces


Ana Rosa gosta de fazer receitas doces

Ana Rosa, 75 anos, é conhecida do público que frequenta o Museu Vivo. Neste domingo, ela compartilhará uma receita de doce de abóbora com coco. Ela já fez, em outras ocasiões doces de casca de laranja e de mamão, bolo de milho e paçoca. “Eu gosto muito de fazer doces”, diz ela. 

Mineira de nascimento, Ana Rosa cresceu na roça com sua família. Sempre acompanhou e observou a mãe na cozinha, onde aprendeu a fazer vários tipos de comida. “As pessoas na roça são muito criativas, inclusive na cozinha. O forno era a brasa em cima da tampa da forma, para conseguir assar os alimentos”, recorda.

Unidos pela música

Os violeiros Ivo Raimundo Pinto, 71 anos, e Valtecides dos Santos Malta, 67 anos (foto maior), já tocam e cantam juntos há um bom tempo. Apesar disso, trilharam caminhos diferentes até formarem a dupla Ivo Viola e Valtecides. No domingo vão relembrar canções antigas e até algumas mais novas do cenário sertanejo. 

Ivo começou cedo e aos 11 anos já tocava em festas e rodas de amigos. “Aprendi sozinho, pois cresci ouvindo modas caipiras, catira e forrós”, diz ele. Valtecides sempre gostou de música sertaneja, mas nunca teve tempo de aprender a tocar viola. Só aos 50 anos é que aprendeu e, justamente, com o atual parceiro.

Exposição e gestão

Além das atrações do Museu Vivo, o público que for ao Museu do Folclore neste domingo também poderá visitar suas exposições, de longa duração e temporária. O local estará aberto das 14h às 17h e a entrada é gratuita.

O Museu do Folclore é um espaço da Fundação Cultural Cassiano Ricardo que funciona no Parque da Cidade desde 1997. Sua gestão é feita pelo CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular), organização da sociedade civil sem fins lucrativos.

Museu do Folclore de SJC
Av. Olivo Gomes, 100 – Santana (Parque da Cidade)
(12) 3924-7318 ou (12) 3924-7354
www.museudofolclore.org


MAIS NOTÍCIAS
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

×