Cultura popular é compartilhada no Museu Vivo mais uma vez
20/08/2022 19:18
MUSEU VIVO - DIA 21
Os violeiros Zé Simão (à direita) e Carlos Lopes formam a dupla Os Conquistadores e estarão do Museu Vivo domingo - Foto: Divulgação

Avelino Israel
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

A cultura popular volta a ser compartilhada no Museu do Folclore de São José neste domingo (21), a partir das 14h, em mais uma edição do Museu Vivo. O programa visa valorizar e destacar os saberes e fazeres de representantes da cultura popular regional, nas áreas do artesanato, culinária e música.

Para este final de semana foram convidados a figureira Fátima Aparecida dos Santos, a artista Poliana Fernandes de Oliveira Camargo, que fará bolinho de polvilho, e os violeiros Zé Simão e Carlos Lopes, que formam a dupla Os Conquistadores.

A atividade é uma verdadeira vivência para o público e se estende até às 17h, na área externa do museu. No mesmo horário, as exposições do museu (permanente e temporária) permanecem aberta para visitação.

Artesanato

Fátima é filha de Dona Lili e também figureira

Os saberes da figureira Fátima Aparecida são de família. Ela é filha da conhecida Lili Figureira (Maria Benedita dos Santos), com quem aprendeu a fazer figuras de barro, em Taubaté. A família ainda morou em Caçapava e Mogi das Cruzes, antes de se firmar em São José dos Campos.

Fátima trabalhou na Prefeitura, como professora de educação infantil, mas sempre que podia se dedicava a fazer as figuras. Com a morte de Lili, ela e os irmãos deram continuidade ao trabalho da mãe, criando o Núcleo Familiar Lili Figureira, produzindo e promovendo atividade em casas de cultura.

Culinária

Poliana vai fazer biscoito de polvilho frito

Poliana Fernandes não sabe só cozinhar. Ela também faz parte do projeto Seresteiros do Vale, onde canta ao lado de outros dois integrantes. No Museu Vivo deste domingo ela compartilhará uma receita tradicional de bolinho de polvilho frito, que aprendeu com sua avó Maria Aparecida, da Dona Cota.

“Desde pequena, eu sempre a ajudei no preparo do bolinho. A família toda gostava muito quando, depois do almoço, ela resolvia fazer para tomarmos com café ou chá. E uma receita comum na roça e foi passada pela minha bisavó, que chamávamos carinhosamente de vó Gorda”, conta Poliana.

Música

Além de dupla, Zé Simão (Tomas Marcelino Lopes) e Carlos Lopes (foto maior) são primos. Zé Simão aprendeu a tocar violão fazendo parte de Folias de Reis que visitavam o bairro Água Soca, onde morou com a sua família. Era lá que o pai lidava com o gado e a plantação.

O tempo passou e ao longo de 40 anos de carreira ele já gravou seis LPs de vinil e sete CDs, fazendo sucesso com a dupla Zé Simão e Simãozinho. Antes disso trabalhou como caminhoneiro, profissão que resolveu trocar pela música.

Gestão

O Museu do Folclore é um espaço da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, que funciona no Parque da Cidade, região norte da cidade. Sua gestão é feita pelo CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular), organização social sem fins lucrativos, com sede em São José dos Campos.

Museu do Folclore de SJC

Av. Olivo Gomes, 100 – Santana (Parque da Cidade)

(12) 3924-7318 e (12) 3924-7354

www.museudofolclore.org