Entrega de pavilhão restaurado marca aniversário do Vicentina
Atualizado em 30/04/2022 - 15:26
Restauração do Pavilhão Marina Crespi no Parque Vicentina Aranha. Foto: Claudio Vieira/PMSJC 19-04-2022
Inaugurado em 1924, o Pavilhão Marina Crespi era destinado a mulheres pensionistas - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

João Paulo Sardinha
Secretaria de Governança

O Parque Vicentina Aranha, na região central de São José dos Campos, já oferece muitas atividades nas programações fixa e mensal. A partir de agora, porém, as visitas prometem ficar ainda mais atrativas, embaladas por música e literatura de qualidade.

As comemorações aos 98 anos do parque, na manhã deste sábado (30), foram marcadas pela entrega do Pavilhão Marina Crespi. O espaço foi restaurado e abrigará o Centro de Documentação Musical. Um lugar obrigatório para os amantes da boa música.

O Vicentina Aranha é gerido pela Afac - Organização Social de Cultura e mantido pela Prefeitura com apoio de parceiros.

Homenageando em vida importantes expoentes da cultura do Vale do Paraíba, o pavilhão abrigará salas com nomes de dois fundadores do Clube do Choro Pixinguinha – o saxofonista e maestro José Antônio Cunha e o bandolinista Jorge Israel (conhecido por Jorge do Bandolim) e da violinista Yolanda Borghoff (que foi presidente da Fundação Cultural Cassiano Ricardo de 1989 a 1990). No espaço, também foi reinaugurada a Sala de Leitura Reginaldo Poeta (em memória).

História

Inaugurado em 1924, o Pavilhão Marina Crespi era destinado a mulheres pensionistas, que podiam pagar pelo tratamento. Casada com o conde Rodolfo Crespi, importante industrial italiano radicado em São Paulo, a condessa Marina Regoli Crespi ficou conhecida por atuar em atividades beneficentes e prestar auxílio financeiro a diversas instituições de caridade, uma delas foi integrar a comissão que angariou recursos para o início da construção do Sanatório Vicentina Aranha.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Governança

×