Moçambique e artesanato em couro são atrações do Museu Vivo
08/04/2022 10:59
MUSEU VIVO - DIA 10 ABRIL
Grupo de Moçambique Esperança, de Monteiro Lobato, participa de mais uma Museu Vivo no Museu do Folclore - Foto: Divulgação

Avelino Israel
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

O Museu do Folclore de São José dos Campos recebe, neste domingo (10), o grupo de Moçambique Esperança, de Monteiro Lobato, do mestre Manoel dos Santos Almeida, 71 anos. Com 21 integrantes, o grupo é um antigo conhecido do museu e mais uma vez participará do programa Museu Vivo. A atividade acontece das 14h às 17h, e é aberta ao público.

Manoel é lobatense de nascimento e participa do Moçambique desde os seis anos de idade, acompanhando o pai e seguindo a tradição da família. Aos 12 passou a tocar caixa no grupo e seu gosto pela dança só cresceu e ele não parou mais. Hoje, o grupo participa de muitas festas e manifestações religiosas em Monteiro Lobato e outras cidades da região.

O grupo existe desde 1940 e era chamado de Moçambique Pedra Grande, fundado pelo mestre Francisco Lourenço, tio de Manoel. Formado por familiares e amigos, o grupo ficou sob seu comando até 1960, quando faleceu. Com isso, quem passou a ser mestre foi José Jacinto, pai de Manoel, que em 1997 precisou deixar o posto por problemas de saúde.

O grupo ficou inativo depois disso e só voltou à atividade em 2002 com o nome de Moçambique Esperança, quando Manoel conseguiu reunir novos membros, inclusive crianças e adolescentes. Desde então já se vão 20 anos com o grupo ativo participando de festas e cumprindo suas práticas culturais e religiosas.

Artesanato

Além do Moçambique, o Museu Vivo também contará com a presença da artesã Virginia Helena Sacilotti Pinheiro, 41 anos, que compartilhará seu saber em artigos de couro. Joseense de nascimento, Virginia aprendeu a fazer bolsas e outras peças com uma amiga. “No domingo quero mostrar o meu saber ao público”, disse ela.

O programa Museu Vivo acontece duas vezes por mês, sempre aos domingos, com a participação de representantes da cultura popular local e regional. O objetivo é valorizar os fazedores e compartilhar com o público os seus saberes.

O Museu do Folclore é um espaço da Fundação Cultural Cassiano Ricardo gerido pelo CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular), organização da sociedade civil sem fins lucrativos, com sede em São José dos Campos.

Museu do Folclore de SJC
Av. Olivo Gomes, 100 – Santana (Parque da Cidade)
(12) 3924-7318 e (12) 3924-7354
www.museudofolclore.org