Museu do Folclore lança exposição virtual nesta quarta
22/09/2021 15:46
Fundação Cultural Cassiano Ricardo
Imagem da home do site que reúne os trabalhos do Mês do Folclore, que será lançado hoje à noite com bate-papo - Imagem: Divulgação - Foto: PMSJC

Avelino Israel
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

‘Além da Mula Sem Cabeça – Exposi-Ação’, é o nome da exposição virtual que o Museu do Folclore de São José dos Campos lança nesta quarta-feira (22), às 19h, durante live transmitida pelo Facebook. Na ocasião, a museóloga Mariana Boujadi conduzirá um bate-papo com a professora Sonia Maria da Silva Gabriel, da EE. Ana Cândida de Barros Molina, e o professor Luiz Alberto de Souza, Emef Vera Lúcia Carnelli Barreto.

O lançamento do site faz parte da programação do museu na 15ª Primavera dos Museus e também marca o encerramento das atividades do Mês do Folclore, realizadas entre agosto e setembro de maneira virtual e presencial. A exposição é, na verdade, um site que reúne informações e trabalhos desenvolvidos pelos alunos das duas escolas durante este período.

Detalhes da exposição

A exposição virtual evidencia o tema proposto pelo museu para o Mês do Folclore deste ano, que girou em torno da transmissão dos saberes, do patrimônio cultural de cada participante. A partir desta definição, os professores passaram a desenvolver com seus alunos um ‘inventário participativo’, abordando assuntos como cantiga, ervas medicinais, brinquedos (tecnologias), espaços e memórias.

Durante dois meses, sempre com orientação dos professores, os alunos realizaram pesquisas, entrevistas com familiares, gravaram áudios e vídeos, escreveram textos, produziram desenhos e anúncios. Todo este material foi, aos poucos, sendo postado no site, tornando o trabalho realizado uma grande exposição virtual.

Na Emef Vera Lúcia Carnelli Barreto, as atividades foram conduzidas pelos professores Ana Luiza Muler, Giovana Zamith Vilela, Carla Luciane Almeida Maciel, Flaviana Tiano Dias Alves e Luiz Alberto de Souza. E pela EE. Ana Cândida de Barros Molina, foram responsáveis os professores Sonia Maria da Silva Gabriel, Vanessa Meireles Resende e Maria do Socorro Alves Rocha de Oliveira.

“Mesmo sendo praticamente toda virtual, acredito que a programação proposta pelo museu, para o Mês do Folclore deste ano, atingiu seu objetivo, com uma participação representativa de professores e alunos, que apresentaram trabalhos maravilhosos como resultado. Podemos dizer que a ideia foi totalmente absorvida, servindo de exemplo para outras escolas”, destaca a museóloga Mariana Boujadi.

Gestão

O Museu do Folclore, reaberto no último dia 21, é um espaço da Fundação Cultural Cassiano Ricardo e está instalado no Parque da Cidade, região norte. Sua gestão é feita pelo CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular), organização da sociedade civil sem fins lucrativos, com sede em São José dos Campos.

Museu do Folclore de SJC
Av. Olivo Gomes, 100 – Santana (Parque da Cidade)
(12) 3924-7318 – www.museudofolclore.org


MAIS NOTÍCIAS
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

×