Integrantes do Criança Feliz e alunos plantam árvores
Atualizado em 22/09/2021 - 10:00
Programa Criança Feliz plantam arvores no CRAS
Crianças durante o plantio da árvore no Cras Alto da Ponte: experiência única para elas e seus pais - Foto: Adenir Britto/PMSJC

Cláudio Souza
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

Olhinhos arregalados, dedinhos ansiosos, coraçõezinhos batendo forte. Primeiro mexem com a terra, depois colocam adubo, regam e, quando olham de novo, lá está ela: uma pequena pitangueira que daqui a alguns anos estará linda e vistosa, dando frutos deliciosos de várias cores.

Nesta quarta-feira (21), quando é comemorado o Dia da Árvore, a pureza e alegria das crianças e a beleza e vida das árvores se uniram no Cras (Centro de Referência em Assistência Social) Alto da Ponte, na região norte de São José dos Campos, para gerar esperança de dias melhores e proporcionar um momento inesquecível para meninos e meninas de 0 a 3 anos que participam do programa Criança Feliz e também para alunos de até 5 anos do  IMI (Instituto Materno-Infantil) Maroca Veneziani, localizado no mesmo espaço do Cras.

Nem a ameaça de chuva e a ventania assustaram os pequeninos. Aliás, foram motivos para gritos e brincadeiras.

Ações semelhantes e que integram a programação da Prefeitura para comemorar esta data tão importante para o meio ambiente foram realizadas simultaneamente nos Cras Santa Rita, Eugênio de Melo, Dom Pedro e Jardim Mariana.

"É um neném. Muito pequeninha. Vai crescer e dar um monte de frutinhas", disse Davi de Morais Almeida, que tem 5 anos e estuda na escola municipal, ainda eufórico poucos minutos após a experiência de plantar a primeira árvore de sua vida.

"Foi um momento único na minha vida e tenho certeza de que emocionará minha filha quando ela for mais velha e eu mostrar a foto deste dia em que ela plantou pela primeira vez uma árvore. É um dia que ficará marcado para sempre no meu coração", afirmou a dona de casa Mahallete Lopes Chaves, que tem 28 anos e é mãe da pequena Hanna, de 1 ano e 9 meses e que faz parte do programa Criança Feliz.

Crianças felizes

O programa Criança Feliz é desenvolvido pela Prefeitura através da Secretaria de Apoio Social ao Cidadão.

Para a coordenadora Heloísa Fischer, a ação ambiental desta quarta é uma semente plantada no coração das crianças e suas famílias e que dará muitos frutos no futuro.

"Esta ação busca a conscientização das crianças com o meio ambiente, tornando-as responsáveis pela preservação do mundo em que vivem”, disse Heloísa.

"Foi muito significativo. Nossos alunos já estavam encantados com o plantio de sementes e agora vivenciaram esta experiência única de plantar árvore, colocando em prática os cuidados com a natureza que aprendem na escola", afirmou a orientadora da IMI Maroca Veneziani, Maria Susi Mary Lemes.

Neste Dia da Árvore, sempre tão revestido de simbolismo, as crianças de São José foram mais felizes e plantaram a semente de um mundo melhor, em que a natureza, a alegria e a pureza convivem lado a lado.