Palco das Artes homenageia artesãs no Dia do Figureiro
Atualizado em 15/09/2021 - 10:23
Dia do Figureiro
No dia 20 haverá uma programação especial para celebrar os artistas populares de São José dos Campos, no youtube.com/fccrsjc - Foto: Divulgação

Bianca de Aquino
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

No dia em que se comemora o Dia do Figureiro, em 20 de setembro – data instituída por lei municipal (8526/2011), o projeto cultural Palco das Artes apresenta uma programação especial para celebrar os artistas populares de São José dos Campos.

A partir das 10h, a Fundação Cultural Cassiano Ricardo transmite, ao vivo pelo canal do youtube, uma série de entrevistas com figureiras e artesãs, mestres da cultura viva.

Participam da live, as figureiras Aurora Brasil, Francisca Santos, Cristina Quintino, Fátima Santos, Luciana Melo e Mirna Tominaga. Durante as entrevistas, elas falam sobre suas lembranças, sobre o “fazer cultural” e suas vivências junto à Casa de Cultura Eugênia da Silva (que também leva o nome de uma figureira conhecida internacionalmente), e ao Coletivo Santo de Casa.

O projeto Santo de Casa visa a valorização do fazer artesanal identitário em São José dos Campos e seu reconhecimento como Patrimônio Cultural, com ações voltadas à manutenção do fazer artesanal tradicional de produtores, estimulando o fortalecimento dos praticantes enquanto grupo e promovendo atividades de transmissão deste saber, expressão da cultura caipira valeparaibana.

A arte do figureiro

Figureiros são artistas populares que recriam, com barro cru ou material semelhante, figuras de seu cotidiano ou de suas invenções utilizando suas próprias mãos e técnicas que são transmitidas por tradição cultural. As figuras geralmente retratam o cotidiano rural, sua gente, usos e costumes.

Em São José dos Campos, a data marca também o nascimento de Maria Benedita dos Santos, mais conhecida como Dona Lili Figureira, a artesã do barro, poetisa e contadora de histórias, falecida em 2015 aos 96 anos. Na região sudeste da cidade, uma Casa de Cultura leva seu nome como patrona.