Estudantes fazem city tour e mapeiam equipamentos públicos
26/10/2021 19:11
City Tour - Cidade Cidadã
No primeiro city tour, um grupo de 14 alunos saiu da escola no Galo Branco, na zona leste, em direção ao CSI - Foto: PMSJC

Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

Um grupo de estudantes da escola estadual Elidia Tedesco de Oliveira, na zona leste, que participa do programa Cidade Cidadã da Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida, participou de um city tour, na tarde desta terça-feira (26), para conhecer alguns pontos da cidade e equipamentos públicos oferecidos à população.

Realizado pelo Departamento de Programas para a Juventude em parceria com a Diretoria Regional de Ensino, Polícia Militar e Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), o Cidade Cidadã tem como objetivo levar informações e serviços úteis para jovens que estão no ensino médio, além de orientá-los sobre os serviços públicos oferecidos em seus bairros.

No primeiro city tour, um grupo de 14 alunos saiu da escola no Galo Branco, na zona leste, em direção ao CSI (Centro de Segurança e Inteligência), no Parque Tecnológico, onde conheceram o sistema de segurança 24 horas, e em seguida conheceram o Parque Ribeirão Vermelho, no Urbanova.

“Conheci lugares ótimos que eu nem imaginava que existiam. Fomos bem recebidos e estamos empolgados com o projeto, porque esse projeto poderá beneficiar o nosso bairro e a sociedade”, disse o estudante Anderson Lopes da Silva, 15 anos, aluno do 1º ano do ensino médio.

A estudante do 2º ano, Anna Carolyna Aparecida Barreto, considerou o passeio diferente e interativo. “Conseguimos ter várias ideias diferentes do que a gente pode colocar dentro do nosso projeto e do nosso bairro”, disse.

O projeto prevê que os estudantes elaborem um documento cartográfico com o uso de um software desenvolvido pelo Labgeo (Laboratório de Geoprocessamento) do Inpe, com a inclusão de equipamentos públicos e serviços que eles consideram importantes para suas regiões.

A professora de artes readaptada da escola Elidia Tedesco e articuladora do grêmio estudantil, Regiana Ávila, considerou positivo o city tour. “Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer lugares da cidade, que já ouviram falar, mas não tiveram a chance de conhecer. Essa experiência vai colaborar com o projeto, pois proporcionou que eles conhecessem coisas novas que não existem em seus bairros”, disse.

Ela considera o city tour fundamental para o projeto. “Isso irá torná-los pertencentes aos seus bairros, porque quando ajudam a construir algo melhor no bairro, eles também se tornam responsáveis por manter as melhorias”, disse.

Parceiro do programa, o pesquisador e coordenador do Lades (Laboratório de Aplicação de Dados Espaciais em Apoio à Sociedade), René Antonio Novaes Junior, disse que o city tour proporciona que o estudante conheça outros territórios para comparar com o seu.

“Os estudantes têm a oportunidade de conhecer coisas interessantes e podem fazer comparações com o seu bairro. Essa leitura do território desperta o sentimento de pertencimento e de cidadania, tanto em busca de melhorias para seu bairro, como também para o cuidado com os equipamentos públicos existentes. Desta forma, o jovem pode ser um co-gestor do seu espaço”.

Após o mapeamento das regiões e do city tour, os estudantes irão participar de oficinas no Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) para a elaboração de um novo mapa para seus bairros, entre os dias 8 e 19 de novembro.

O projeto prevê ainda a apresentação dos resultados das pesquisas de campo aos demais colegas de escola em assembleia e em audiência com o prefeito na Câmara Municipal.

City tour

Outras quatro escolas estaduais fazem parte do programa e irão participar do city tour: Jorge Barbosa Moreira, Moabe Cury, Geraldina Coelho Monteiro e Euclides Bueno Miragaia. Os passeios serão realizados até o próximo dia 5, sempre no período da tarde, das 13h30 às 17h.

27/10: Profª Moabe Cury;
3/11: Profª Geraldina Coelho Monteiro;
4/11: Euclides Bueno Miragaia;
5/11: Prof. Jorge Barbosa Moreira.