Prefeitura amplia inclusão de surdos e deficientes auditivos
Atualizado em 05/11/2021 - 09:41
Intérprete de Libras garante inclusão para pessoas com deficiência no CadÚnico
Patrícia (de máscara vermelha) agradeceu a Prefeitura por disponibilizar uma intérprete de Libras para ajudá-la no acesso ao Cadùnico - Foto: PMSJC

Cláudio Souza
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

A Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Apoio Social ao Cidadão, iniciou nesta sexta-feira (22) mais uma ação com o objetivo de ampliar a inclusão social das pessoas surdas e com deficiência auditiva.

No Cras (Centro de Referência de Assistência Social) Vista Verde, na região leste, a Administração disponibilizou intérprete de Libras (Língua Brasileira dos Sinais) para facilitar e agilizar o acesso ao CadÚnico (Cadastro Único). A unidade será a referência entre os Cras para atendimento desta comunidade.

Primeira munícipe a usufruir do novo serviço, Patrícia do Espírito Santo Ferreira elogiou a iniciativa.

"Hoje vim ao Cras Vista Verde fazer o Cadastro Único. Quero muito agradecer a Prefeitura, pois me senti valorizada e respeitada. Estou muito feliz", disse Patrícia.

CadÚnico

O CadÚnico é a principal porta de entrada para que famílias em situação de pobreza ou de extrema pobreza recebam benefícios do governo federal. Em São José, mais de 68 mil famílias estão cadastradas.

Reúne informações socioeconômicas das famílias brasileiras de baixa renda, permitindo ao governo o conhecimento das reais condições de vida da população.

A partir das informações cadastradas, é possível que as famílias com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa sejam selecionadas para diversos programas sociais, como Bolsa Família, Tarifa Social de Energia, Isenção de Taxas em Concursos Públicos, Cesta Básica e Viva Leite, entre outros.

Cras

Já os Cras são unidades de assistência social responsáveis pelo atendimento a famílias e funcionam como porta de entrada para os serviços, benefícios e programas sociais no município.

Todas as unidades funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A orientação é para que os usuários façam o contato sempre com a unidade mais próxima de sua residência.

Inclusão

São José possui uma ampla rede de proteção e serviços para as pessoas com deficiência, desenvolvida e realizada por todas as secretarias municipais.

A Secretaria de Apoio Social ao Cidadão, através da Assessoria de Políticas para as Pessoas com Deficiência, planeja e executa políticas públicas para garantir autonomia, sociabilidade, proteção e respeito para esta população.

São José também conta ainda com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, com membros da Prefeitura e de outras instituições. O conselho é atuante e contribui com as ações desenvolvidas pela Prefeitura.

Cras Vista Verde

Endereço: Rua Cidade de Washington, 113