Judocas de São José representam Brasil no mundial em Portugal
Atualizado em 22/10/2021 - 20:54
Atletas Joseenses de Judô
Os judocas joseenses durante treino: Yann Prando e Fabiano de Barros tentarão o título mundial em Portugal na próxima semana - Foto: Adenir Britto/PMSJC

Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

Em busca do título mundial, dois judocas de São José dos Campos irão representar o Brasil no Campeonato Mundial de Kata 2021, que será realizado em Lisboa, capital de Portugal, nas próximas terça-feira (26) e quarta-feira (27). No total, 206 judocas de 25 países participarão do torneio, o mais importante da categoria.

Os judocas Fabiano Rodrigo de Barros, 40 anos, e Yann Fiorda Prando, 27 anos, irão disputar medalhas na categoria nage-no-kata, que avalia um conjunto de técnicas como performance, postura, harmonia, etiqueta e domínio dos atletas durante apresentações de projeção (TORI) e queda (UKE), que preservam os fundamentos bases do judô.

A dupla conseguiu a classificação para a disputa ao conquistar o vice-campeonato brasileiro de Judô em Natal (RN) em 2019. Os atletas contam com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida, e do Fadenp, além do patrocínio da DMCard.

Treinados pelo técnico Leandro Alves, eles atuam em conjunto desde 2017, quando se conheceram em um projeto chamado Faixa Preta, realizado no Centro Comunitário da Vila Industrial, na região leste.

A parceria deu certo e eles já conquistaram diversos títulos, como o Open São Paulo, três Jogos Regionais e dois Jogos Abertos. Desde a conquista do vice-campeonato brasileiro em Natal em 2019, estão treinando para a disputa do mundial.

Parceria de sucesso que começou no Centro Comunitário da Vila Industrial

Trajetória de sucesso

Fabiano irá participar pela quarta vez de campeonatos mundiais, nos quais disputa o nage-no-kata. Seu melhor resultado foi o 7° lugar em Frankfurt, na Alemanha, no ano de 2011.

Yann, seu novo parceiro, estreará na competição mundial. “Eu me sinto preparado. Estamos treinando há mais de dois anos para essa competição”, disse Yann, que que pratica a modalidade desde os 10 anos de idade.

Já Fabiano começou a treinar judô aos oito anos no Centro Comunitário da Vila Industrial. Lá, foi da faixa branca à faixa preta com o apoio do professor Sandro Marcelo dos Santos.

“A vida inteira até hoje eu sempre fui atleta da Prefeitura. Na época, não tinha Atleta Cidadão, Então, a minha formação de judoca e como pessoa vem das escolinhas da Prefeitura”, afirmou Fabiano.

Por dez anos, ele também foi professor de judô em centros esportivos da prefeitura, onde treinou crianças e adolescentes, em diversos espaços públicos, inclusive onde se formou judoca, na Vila Industrial.

“O judô da Prefeitura de São José é o melhor judô de base do país. O incentivo que é dado aos atletas desde a base não existe em nenhuma cidade no país. É o melhor do Brasil”.

Formação de qualidade

Formação que lhe rendeu grandes resultados. Entre suas principais conquistas internacionais estão os títulos de campeão nos campeonatos sul-americano e pan-americano de nage-no-kata realizados em Buenos Aires, na Argentina, em 2013.

Nage-no-kata é uma disputa que ocorre em um tatame de 8 x 8 metros, onde o que está em jogo é a perfeição de movimentos fundamentais do judô. Cada dupla formada por um judoca Tori (que projeta) e um Uke (queda) terá até sete minutos para fazer a apresentação de técnicas de projeção e queda.

Ao todo devem ser realizadas 30 projeções, sendo 15 do lado direito e outras 15 do lado esquerdo. A nota é decrescente. Todas as duplas começam com nota 10 mas, a cada erro, pontos são retirados. Vence quem obter a maior nota.

Nossos judocas

Fabiano