Cidade Cidadã tem bate-papo com 600 alunos da rede estadual
Atualizado em 22/10/2021 - 20:27
Cidade Cidadã
Alunos da escola estadual Euclides Bueno Miragaia participam de bate papo com guardas civis municipais por meio do programa Cidade Cidadã - Foto: Adenir Britto/PMSJC

Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

De forma descontraída e interativa, cerca de 600 estudantes do ensino médio de escolas estaduais de São José dos Campos participaram das primeiras apresentações do programa Cidade Cidadã, realizado pela Prefeitura por meio da Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida. O programa, em estilo talk show, tem o objetivo de levar informações e serviços úteis para jovens que estão no ensino médio.

Desde a última segunda-feira (18) até esta sexta-feira (22), alunos das escolas estaduais Jorge Barbosa Moreira (Vila Cândida, região norte), Moabe Cury (Conjunto Habitacional Elmano Ferreira Veloso, região sul), Professora Geraldina Coelho Monteiro (Jardim Nova Michigan, região leste), Professora Elídia Tedesco de Oliveira (Galo Branco, região leste) e Euclides Bueno Miragaia (região sudeste) receberam o projeto.

Durante os encontros,  diversos temas ligados à realidade da juventude foram abordados, com as conversas sendo intercaladas com apresentações musicais.

E, com o uso de um celular, os estudantes puderam esclarecer dúvidas sobre suicídio na adolescência, cuidados com doenças sexualmente transmissíveis, gravidez precoce, uso da camisinha, importância das vacinas, perigo de beber e dirigir e a atuação da Polícia Militar na comunidade, entre outros temas relevantes.

As perguntas dos estudantes são enviadas de forma anônima para o celular da mediadora do encontro.

“Muitos alunos têm vergonha de falar em público, principalmente sobre temas que geram desconforto. Mas com o celular conseguem esclarecer todas as dúvidas”, disse a estudante Yara Félix de Sousa, que tem 15 anos e é aluna da escola estadual Elídia Tedesco de Oliveira.

Para sua colega Ana Carolyna Aparecida Barreto, que 16 anos e faz parte do Grêmio Estudantil, o projeto ensina conceitos importantes de forma dinâmica. “A escola oferecer informações desta maneira é muito legal. Este projeto pode mostrar caminhos diferentes para nós alunos”.

André Migotto destacou, em sua palestra, o combate às drogas

Sem drogas

Um dos temas abordados pelo palestrante André Migotto, policial federal e convidado do programa Cidade Cidadã, foi a prevenção e o combate às drogas.

Conhecido por protagonizar duas séries de TV, “Aeroporto - Área Restrita” e “Alerta Aeroporto”, que retratam operações e casos reais ocorridos no terminal internacional de Guarulhos (SP), ele também realiza um trabalho voluntário com jovens sobre prevenção há quatro anos.

“O combate às drogas não pode ser só com a repressão, mas também com o diálogo. Sempre digo para eles (jovens) que a primeira vez é uma escolha mas, a partir dali, já não conseguem sair. Temos de falar o tempo todo sobre as consequências dessa escolha”.

Ele elogiou o modelo adotado pelo programa Cidade Cidadã. “Achei fantástica esta forma de comunicação com o jovem com o uso do celular. Esse trabalho com música também é bem multimídia e transmite mensagens desmistificando vários temas de forma transversal e com empatia”, afirmou Migotto.

Interação

Nesta sexta (22), o programa foi realizado na escola Euclides Bueno Miragaia, na Vila Nair, na região sudeste, onde o grupo de 16 multiplicadores do Cidade Cidadã e outros 50 alunos do ensino médio acompanharam de perto a primeira etapa do programa.

“O projeto é excelente e nos dá a oportunidade de nos expressarmos de forma tranquila e segura”, disse o estudante Gabriel Bittencourt, de 15 anos.

Ele elogiou o contato com a Polícia Militar e a Guarda Civil Municipal. “Meu sonho é ser policial. Então, este contato foi muito importante. É bom saber que eles cuidam de todos e estão abertos a conversarem com a gente”.

Para o diretor da escola, Alex Rodolfo Carneiro, o programa é de extrema importância, pois conscientiza os alunos sobre serviços e equipamentos públicos existentes em suas regiões e estimula a cidadania.

“No programa Cidade Cidadã, os alunos desenvolvem a cidadania de forma palpável. Vão in loco e percebem a falta ou existência de equipamentos ou serviços e mostram isto para o poder público. É um exercício de cidadania e de pertencimento da comunidade de forma prática.”

Módulos

O Cidade Cidadã é realizado pelo Departamento de Programas para a Juventude da Secretaria de Esportes e Qualidade de Vida em parceria com a Diretoria Regional de Ensino, Polícia Militar e Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

O programa é dividido em três módulos distintos. O primeiro é um bate-papo sobre temas atuais. São parceiros do programa as secretarias de Saúde, de Apoio Social ao Cidadão e de Mobilidade Urbana, além da Guarda Civil Municipal, Polícia Militar e CVV (Centro de Valorização da Vida). Todos fazem pequenas explanações sobre programas e ações voltados aos jovens.

A etapa seguinte envolve o Inpe. Com o uso de ferramentas de geoprocessamento e sensoriamento remoto do LADS (laboratório de Aplicação de Dados Espaciais em Apoio à Sociedade), os alunos irão aprender a fazer o reconhecimento de território por meio do mapeamento do seu bairro e dos equipamentos públicos existentes. A oficina no Inpe está prevista para ser realizada entre os próximos dias 8 e 19 de novembro.

O Cidade Cidadã prevê ainda a apresentação dos resultados das pesquisas de campo aos demais colegas de escola em assembleia e em audiência com lideranças da Prefeitura na Câmara Municipal.