Centro Pop intensifica serviços para pessoas em situação de rua
22/10/2021 18:55
Corte de cabelo e barba no Centro Pop
Nesta sexta, o Centro Pop ofereceu os serviços de corte de cabelo e barba: toda semana tem novidades para as pessoas em situação de rua - Foto: PMSJC

Cláudio Souza
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

Cabelo cortado, barba feita e, para quem quiser, tranças. Mais do que a melhoria do visual, as pessoas em situação de rua que compareceram ao Centro Pop (Serviço de Abordagem Social e Centro de Atendimento ao Migrante) nesta sexta-feira (22) tiveram sua autoestima elevada após serem beneficiados com os serviços oferecidos pela Prefeitura de São José dos Campos.

Todos que chegam ao local para triagem recebem alimentação e podem tomar banho, mas às sextas o 'cardápio' de atrações é bem variado.

Os serviços de corte de cabelo, barba e tranças beneficiaram cerca de 100 pessoas em situação de rua nesta sexta.

Neste ano, a Secretaria de Apoio Social ao Cidadão já realizou no local palestras, rodas de conversa, oficinas, celebração de datas comemorativas e atividades esportivas.

"Venho aqui no Centro Pop todo dia. Além do café e do banho, hoje tive esta grata surpresa. Pude cortar o cabelo e fazer a barba. Fiquei muito feliz", disse Dino Cosme Freitas, que tem 68 anos.

"O pessoal do Centro Pop é 10. Sempre nos tratam muito bem e nos respeitam. Os serviços que oferecem, como este de hoje de corte de cabelo e barba, são sempre muito úteis e nos ajudam muito", afirmou Marcelo Alves Vilella, que tem 37 anos, mora nas ruas desde o ano passado e está desempregado há 2 anos.

Centro Pop

O apoio social é a porta de entrada para a população em situação de rua. Para quem aceita auxílio, seja ele para abrigo, alimentação ou banho, o destino é o Centro Pop, espaço mantido pela Prefeitura para receber e fazer a avaliação de cada um para realizar o encaminhamento adequado às respectivas necessidades.

De onde vem, o que pretende, porquê está na rua, projeto de vida, se necessita de atendimento de saúde, documentação ou se tem direito a benefícios são algumas das informações coletadas pelos assistentes sociais do local.

O Centro Pop funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h e fica na rua Itororó, 343, na Vila Piratininga, ao lado da Rodoviária Nova. Mais informações pelos telefones 3941-6024 e 3921-7080.