Escolas do Fundamental recebem jogos do Recupera Alfabetização
21/10/2021 19:06
Recupera Alfabetização - Kits começam a ser entregues nas escolas. Foto: Claudio Vieira/PMSJC 21-10-2021
Alunos recebem com alegria os novos jogos com personagens de contos literários para brincarem e aprenderem em casa. - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Paula Pessoa
Secretaria de Educação e Cidadania

As 48 escolas de ensino fundamental de São José dos Campos começaram, nesta quinta-feira (21), a distribuir os kits de jogos de Alfabetização do programa Recupera.

Na Emef Rosa Tomita, no Jardim São José 2, região leste da cidade, a entrega dos novos jogos teve um brilho especial: do olhar dos pequenos alunos.

Pedro Moraes, 7 anos, aprovou a novidade junto com os amigos. “O Programa Recupera é legal. Eu gosto do alfabeto e de aprender a ler e escrever”, afirmou.

Pablo Alves Ribeiro, 6 anos, ficou animado ao ver uma peça da história do Patinho Feio. “Eu gostei desse, do pato porque tem a letra P de Pablo”, observou. Para ele, a escola é "legal porque tem brincadeiras e a gente aprende”.

Cada jogo tem um QR Code com link dos vídeos com suas respectivas regras, explicando como jogá-los. Os vídeos foram produzidos pela equipe técnica da Secretaria de Educação e Cidadania e contaram com a participação especial de alunos da Emef Profª Vera Lúcia Carnevalli, em Santana, região norte.

Aprendizagem divertida

O material aborda questões de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências, com atividades para serem feitas em casa. Cerca de 8.500 estudantes, com idades entre 6 e 7 anos, são beneficiados com os jogos que, a cada semestre, são enviados.

O material contempla as habilidades do Novo Currículo da rede municipal, com personagens dos contos literários, trabalhando leitura, escrita, oralidade, o cálculo mental e o reconhecimento dos números, além de proporcionar um momento das crianças com as famílias, pois podem ser levados para casa.

Com o Programa Recupera Alfabetização, além de plantões aos sábados e os jogos de Alfabetização, são intensificadas ações pedagógicas para minimizar os impactos da pandemia na aprendizagem dos estudantes.

‘Tá TOP’

“Eu amei o jogo! Tá top! Eu levei o primeiro jogo e agora vou levar esse, quero jogar e aprender. Tem cartas e desenhos das histórias”, comentou Sarah de Santana Ferreira Felix, 6 anos,

“Amo a minha escola, aqui dá para fazer atividades com os livros e tem meus amigos e a professora”, destacou a estudante.

“Os jogos estão inteiramente ligados à Alfabetização, a nossa sala do 1º ano é de Alfabetização e trabalhamos textos, escrita, parlendas, entre outros, mas, com jogos, brincadeira todo material lúdico fica ótimo para esta fase”, disse a professora do 1º ano Selma Marques do Prado .

Recupera

O Recupera faz parte do Plano de Gestão 2021/2024 e conta com 94 novos professores, que foram contratados para o reforço nas escolas das turmas de 1º ao 9º ano.

Desde junho último, os estudantes que estão no período de Alfabetização, das turmas de 1º e 2º ano do Ensino Fundamental das 47 escolas municipais, recebem esses jogos didáticos do Recupera Alfabetização.