Influenciadores digitais de São José visitam o CSI
20/10/2021 19:46
Reunião no CSI com influenciadores Digitais. Foto: Claudio Vieira/PMSJC 20-10-2021
Influenciadores digitas de São José dos Campos visitaram as instalações CSI (Centro de Segurança e Inteligência). O encontro organizado pela Prefeitura tem como objetivo ampliar a interação sobre a segurança do município com os seguidores. - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Gisele Lopes
Secretaria de Proteção ao Cidadão

Acostumados com as câmeras e as tecnologias, mais de 10 influenciadores digitas de São José dos Campos visitaram nesta quarta-feira (20) as instalações CSI (Centro de Segurança e Inteligência).

O encontro, organizado pela Prefeitura, visa ampliar a interação e as informações sobre segurança com os seguidores desses influenciadores.

Também foram apresentados os investimentos, projetos e programas da gestão na área da segurança, com destaque para o Programa São José Unida, criado pela Prefeitura em 2017, que integra Guarda Civil Municipal, DFPM (Departamento de Fiscalização e Posturas Municipais), agentes de mobilidade da Secretaria de Mobilidade Urbana, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Técnico-Científica, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Rodoviária Estadual, Polícia Federal, Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros e Detran-SP, numa força-tarefa para prevenir e reduzir os índices de criminalidade.

“Moro há 4 anos em São José. Aqui tenho a sensação de que estou segura o tempo todo”, disse Cimey Gadelha.

São José dos Campos não registra latrocínio (roubo seguido de morte) há quase dois anos. O último caso ocorreu em setembro de 2019. O fato é relevante para um município de grande porte, com mais de 700 mil habitantes.

Outro dado que chama a atenção é que a cidade não tem roubo a banco há mais de quatro anos. O último foi registrado em julho de 2017.

“Parabéns, eu já sabia que São José era segura. Agora tenho certeza", afirmou o influenciador Paulo de Tarso.

A segurança que o município proporciona foi um dos principais motivos para Patty Pontes escolher viver com os 5 filhos na cidade. “Eu já morei em capitais. Escolhi São José por conta da segurança”, contou.

Criminalidade em queda

Nos primeiros oito meses de 2021, São José registrou os menores índices de roubos, roubos de veículos e furtos de veículos na comparação com o mesmo período dos últimos 20 anos.

Foram 1.096 roubos, uma redução de 63% em relação aos 2.969 de 2016. Quanto aos roubos de veículos, foram 190 em 2021 contra 554 de 2016, uma queda de 66%.

A cidade teve, de janeiro a agosto deste ano, 501 furtos de veículos, índice 67,5% menor do que os 1.545 de 2016.

“Tenho um negócio na região central da cidade e nunca tive nenhum problema em relação a segurança. Converso bastante com meus clientes e todos elogiam o sistema de segurança que a cidade oferece”, disse Michel Mattos.

Talita Müller também aprovou as instalações do Centro de Segurança e Inteligência de São José dos Campos. “Gostei muito de estar aqui, conhecer o sistema de monitoramento das câmeras. Achei muito interessante o Programa São José Unida”, concluiu.

CSI (Centro de Segurança e Inteligência)

O CSI, que funciona no Parque Tecnológico, na região leste de São José, foi implantado pela Prefeitura em 6 de abril último.

A Administração disponibilizou minicentrais para as forças de segurança instalarem em suas sedes, o que permite o monitoramento das imagens em tempo real e o acesso ao armazenamento das gravações. Esta ação integrada tem contribuído para garantir mais agilidade e eficiência nas investigações e soluções de homicídios, furtos e roubos de veículos, entre outros crimes.

Agente da segurança pública, há quase 25 anos, o Capitão PM Silva Rosa, classificou as instalações como um trabalho sério, que serve de exemplo para outros municípios.

“Todas essas ferramentas e tecnologia e implantadas no CSI, serve de exemplo a todos os governantes e todos municípios. É um trabalho bastante profícuo para a população, São José é uma cidade onde a qualidade de vida é exemplar, está de parabéns”, concluiu.

A implantação do CSI e a instalação das novas câmeras integram o Plano de Gestão 2021-2024 e as ações do programa São José Unida, que tem como objetivo evitar a violência e reduzir os índices de criminalidade, o que tem acontecido de forma constante e progressiva desde 2019. Saiba mais sobre o CSI no site da Prefeitura.