Cras retomam oficinas presenciais a partir desta quarta
18/10/2021 17:45
Atividades do mês das crianças nos Cras
Durante todo o mês de outubro, os Cras também estão realizando atividades e brincadeiras para celebrar o mês das crianças - Foto: PMSJC

Cláudio Souza
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

A Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Apoio Social ao Cidadão, retoma a partir desta quarta-feira (20) as oficinas presenciais nos Cras (Centros de Referência de Assistência Social).

A primeira será de culinária, com 50 vagas e término previsto no próximo dia 15 de dezembro.

Serão 10 turmas com 5 participantes cada uma, onde os munícipes aprenderão a cozinhar alimentos e fazer bolos, doces, pães e salgados que poderão comercializar para geração de renda para suas famílias.

As oficinas de culinária seguirá todas as recomendações de saúde do Plano São Paulo contra o coronavírus, como uso de máscara, distanciamento social e disponibilização de álcool em gel para higienização constante das mãos.

Serviço essencial

Respaldado por determinações federais e estaduais, os atendimentos nos Cras, assim como o trabalho da assistência social, foram considerados como serviços essenciais pelo Decreto municipal 18.479, de 23 de março de 2020. Por isso, as unidades permanecem abertas desde o registro dos primeiros casos da covid-19 em São José, em março de 2020.

Para preservar a saúde dos atendidos e das equipes, as unidades adotaram medidas como o distanciamento de cadeiras, redução de atividades em grupo, higienização constante dos espaços e uso abundante de álcool em gel, entre outros cuidados.

Proteção social

São José possui atualmente 11 Cras, presentes em todas as regiões da cidade.

São unidades públicas responsáveis pela organização e oferta de serviços de proteção social básica do Suas (Sistema Único de Assistência Social) no território de abrangência.

Os Cras são responsáveis pelo desenvolvimento do Paif (Serviço de Proteção e Atenção Integral à Família), que visa fortalecer os vínculos familiares por meio de acompanhamento sociofamiliar, oficinas de convivência e encaminhamentos para a rede socioassistencial.

Oficinas de culinária

Cras Eugênio de Melo (leste)

Início: Quarta-feira (20 de outubro). Aulas todas as quarta-feiras de manhã até 15 de dezembro

Turmas: 2 com 5 participantes cada