Ações preventivas contra aglomerações são intensificadas
18/10/2021 11:32
Operação contra fluxo e aglomerações. Foto: Claudio Vieira/PMSJC 13-02-2021
Operações preventivas integradas têm como objetivo garantir mais segurança, saúde e sossego à população - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Cláudio Souza
Secretaria de Proteção ao Cidadão

Com ajuda da população, a Prefeitura de São José dos Campos e as forças de segurança têm intensificado a orientação aos munícipes com o objetivo de evitar aglomerações e perturbação do sossego público e reduzir a propagação da covid-19 no município.

No último final de semana, guardas civis municipais e policiais militares abordaram e orientaram 324 munícipes nas vias públicas de todas as regiões da cidade. Foram vistoriados 181 veículos (carros e motos), com a apreensão de 7 carros e motos.

Foram aplicadas 68 multas por irregularidades de trânsito, como estacionamento irregular e falta de cinto de segurança, e por som alto.

A população pode ajudar a combater a pandemia denunciando aglomerações e descumprimentos às regras sanitárias pelos telefones 153 (GCM) e 190 (Polícia Militar), que funcionam 24 horas. As ligações são gratuitas.

O trabalho integrado realizado através do programa São José Unida é realizado pela GCM, DFPM (Departamento de Fiscalização de Posturas Municipais), Vigilância Sanitária municipal, agentes de Mobilidade Urbana, Polícia Militar através da Atividade Delegada, Polícia Civil e demais forças de segurança.

Fiscalização

Em outra frente de atuação, equipes do DFPM e da GCM, com o apoio da PM, interditaram no Jardim Satélite, na região sul, por aglomeração de pessoas e perturbação do sossego público. O proprietário foi multado em R$ 7.272,50.

Durante o final de semana, no total foram aplicadas 15 multas em estabelecimentos comerciais por irregularidades como falta de documentação para funcionamento e/ou constatação de aglomeração de pessoas, descumprindo o Plano São Paulo de combate ao coronavírus, do governo do Estado. Também foram emitidas 10 notificações preliminares.