Novos membros do Conselho de Segurança tomam posse
Atualizado em 15/10/2021 - 15:55
Posse dos novos membros do Conselho Municipal de Segurança. Foto: Claudio Vieira/PMSJC 15-10-2021
Os novos membros serão fundamentais para discussão e elaboração de políticas públicas para melhoria da segurança - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Cláudio Souza
Secretaria de Proteção ao Cidadão

Com o objetivo de ampliar a aproximação com a população para discussão e implementação de melhorias, a Prefeitura de São José dos Campos deu posse, nesta sexta-feira (15), aos novos membros do Conselho Municipal de Segurança.

São 21 titulares e 21 suplentes de órgãos públicos, forças de segurança como a Guarda Civil Municipal, a Polícia Militar e a Polícia Civil, e entidades da sociedade civil organizada, como a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e ACI (Associação Comercial e Industrial). O mandato é de dois anos.

A Prefeitura é representada por integrantes das secretarias de Proteção ao Cidadão; Apoio Social ao Cidadão; Educação e Cidadania; Mobilidade Urbana; e Apoio Jurídico.

Também foram empossados membros dos cinco Consegs (Conselhos de Segurança) do município, do Conselho Tutelar e de conselhos municipais, como o CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente); o Comus (Conselho Municipal de Saúde) e o Comad (Conselho Municipal de Atenção às Drogas.

O Conselho Municipal de Segurança é um órgão consultivo que tem como principal objetivo discutir ações e medidas para melhoria da segurança pública no município.

Entre as principais funções estão desenvolvimento de estudos, debates e pesquisas, realização de campanhas que estimulem a participação da sociedade em projetos e programas, recebimento de sugestões da comunidade, apoio às ações desenvolvidas por órgãos governamentais ou não e promoção de entendimentos com organizações e instituições afins, entre outras.


Conselho é elo entre a população e as forças de segurança

Trabalho integrado

Lideranças das forças de segurança que participam da solenidade no Paço Municipal e novos membros destacaram a importância do Conselho Municipal de Segurança para garantir mais tranquilidade e qualidade de vida à população.

"O Conselho Municipal de Segurança é muito importante. Os conselheiros trazem para nós das forças de segurança as demandas da população para que possamos, com o nosso trabalho, entregar o que a população efetivamente necessita em termos de segurança", disse o comandante da Polícia na RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira), coronel Dinael Carlos Martins.

"Através de seus membros, o Conselho é o exercício pleno da cidadania, nos apontando caminhos para aperfeiçoarmos nosso trabalho para garantir mais segurança à comunidade", afirmou o delegado seccional de São José dos Campos, José Henrique de Paula Ramos.

A opinião foi compartilhada pelo presidente do Conseg Leste, Evandro Cruz, e pela presidente do Conseg Norte, Bruna Francisca Pereira, empossados nesta sexta.

"O Conselho permite o contato direto da população com as forças de segurança, nos dando a oportunidade de passar demandas e sugestões", disse Cruz.

"É o elo entre a comunidade e os representantes das forças de segurança. Ficamos felizes de poder contribuir, com nossas sugestões, para a melhoria da segurança em nossa cidade", afirmou Bruna.

Mais segurança

Com o programa São José Unida, implementado em 2017 pela Prefeitura e que reúne as forças de segurança para evitar a violência e reduzir a criminalidade, São José é a cidade mais segura do Brasil.

Levantamento feito pela Polícia Civil revelou que a taxa registrada pelo município em 2020 de 5,17 mortes violentas (homicídios + latrocínios) por cada 100 mil habitantes é a menor entre as 49 capitais e cidades com mais de 500 mil habitantes.

E a violência continua sendo reduzida. De janeiro a agosto deste ano, homicídios caíram 44%, roubos 63%, roubos de veículos 66% e furtos de veículos são hoje 67,5% menor, sempre em relação a 2016, último ano antes da implantação do São José Unida.

São José não registra latrocínios (roubos seguidos de morte) há quase dois anos e roubos a bancos há mais de 4 anos, fatos relevantes para um município de grande porte, com mais de 700 mil habitantes.

Os bons resultados se devem também à ampliação de investimentos e à utilização cada vez maior de tecnologia, inteligência e integração entre as forças de segurança.

Com o CSI (Centro de Segurança e Inteligência) com mil novas câmeras inteligentes e com reconhecimento facial por toda a cidade, a tendência é de que a criminalidade seja reduzida ainda mais.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Proteção ao Cidadão

×