Exposição fotográfica conscientiza sobre luta contra racismo
16/10/2021 13:41
Roda de Conversa sobre igualdade Racial
A fotógrafa Larissa Isis durante a roda de conversa na Sasc: conscientização contra o racismo - Foto: Adenir Britto/PMSJC

Cláudio Souza
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

"As mulheres negras têm que acreditar na sua beleza e que podem ser tudo que quiserem". A frase da fotógrafa Larissa Isis dá a tônica da exposição realizada nesta quinta-feira (14) pela Prefeitura de São José dos Campos com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da promoção da igualdade racial.

Foram apresentadas ao público 18 fotos de mulheres de São José e de outras cidades brasileiras. Uma delas é da própria Larissa, que retratou outras 17 companheiras de luta contra o racismo através do projeto "Cansei".

A exposição, promovida pela Assessoria de Políticas Públicas de Igualdade Racial da Sasc (Secretaria de Apoio Social ao Cidadão), prossegue até a próxima quinta-feira (21), das 8h às 17h, na Sasc (rua Henrique Dias, 363, Monte Castelo, região central).

Posteriormente, até o próximo dia 20 de novembro, quando será comemorado o Dia da Consciência Negra, será itinerante em espaços públicos da cidade que serão posteriormente divulgados pela Prefeitura.

As 18 fotos retratam a experiência de ser mulher negra na sociedade brasileira. Cada uma conta qual é o seu cansaço, usando apenas uma lousa. “Cansei de me chamarem de morena. Sou negra”, revela Larissa no cartaz que segura abaixo de sua foto.

Os retratos são acompanhadas de QR Codes que levam aos depoimentos sobre a luta destas guerreiras contra o preconceito.

Nesta quinta, Larissa também comandou uma roda de conversa, que contou com a participação de 28 pessoas.

"Com o projeto Cansei, meu objetivo é dar visibilidade e voz para as mulheres negras. Através destas fotos, quero sensibilizar e conscientizar as pessoas de que temos que respeitar as diferenças e que todos temos que ser tratados como iguais", disse a fotógrafa.

Lições de vida

As adolescentes Ingrid de Souza Moreira, 15 anos, Evelyn Nicole Martins, 15 anos, e Isabele Reghini, 16 anos, estudam na Emef (Escola Municipal de Educação Fundamental) Sônia Maria Pereira da Silva, no Parque Novo horizonte, na região leste, e fizeram questão de comparecer à exposição por um motivo especial.

Amigas inseparáveis, elas são alunas do 9º ano e estão produzindo um documentário sobre a importância da mulher negra na sociedade. Foram buscar conhecimentos e subsídios para o trabalho escolar, mas ganharam muito mais durante a tarde passada com Larissa na Sasc. Aprenderam lições que levarão para a vida toda.

"Ficamos sabendo da exposição fotográfica, que tem tudo a ver com o trabalho que estamos fazendo na escola. Gostamos muito da Larissa e do seu trabalho. Aprendemos muito para dar continuidade ao nosso documentário", afirmou Ingrid.

"Com a Larissa, aprendemos uma lição de vida: não podemos nos omitir diante do racismo. Temos sempre que lutar contra esta prática odiosa", disse Evelyn.

A opinião foi compartilhada por Isabele, que considera que as lições aprendidas com a fotógrafa e através da exposição serão fundamentais em sua vida.

"A Larissa nos despertou para erros que cometemos sem pensar, já que muitas palavras e frases que falamos são racistas. Vamos multiplicar com nossas famílias e amigos os conhecimentos que ela nos passou para termos um mundo melhor".

Estudantes se inspiraram para documentário sobre igualdade racial

Criando referências

O que aconteceu com as três adolescentes não é um fato isolado na vida de Larissa. As fotos feitas pela joseense de 34 vidas mudaram sua vida e das pessoas que com ela convivem.

Tudo começou em 2014, após a nutricionista apaixonada por fotografia visitar Nova York. Na metrópole americana, percebeu que os negros tinham muito espaço em propagandas de revistas, comerciais de TV e na mídia em geral.

"Bem diferente do negro no Brasil. Voltei e decidi me dedicar a retratar o negro brasileiro e criar minhas próprias referências, pois aqui não somos representados. Foi aí que surgiu o projeto Cansei, que é um desabafo", afirmou Larissa.

"Decidi fotografar alguns cansaços de mulheres negras expressando, de forma espontânea, frases que ouvimos diariamente. Não vou parar por aqui. Continuarei retratando cansaços de norte a sul do Brasil, pois estamos cansados do racismo", completou a fotógrafa.

O projeto "Cansei" alavancou sua carreira. As fotos das mulheres negras por ela retratadas já foram exibidas em reportagens dos portais de revistas como a Marie Claire e de notícias, como o Yahoo e o Uol, que possuem abrangência nacional.

Também inspirou projetos do Consulado Britânico em São Paulo e de universidades e empresas importantes de todo o país, como a Nívea.

Igualdade racial

A luta diária contra o racismo e pela igualdade entre as pessoas encampada por Larissa e pelas mulheres por ela representadas, muitas delas joseenses, tem uma aliada: a Assessoria de Políticas Públicas de Igualdade Racial, da Secretaria de Apoio Social ao Cidadão.

O objetivo é desenvolver políticas públicas de promoção da igualdade racial e assessorar as secretarias municipais na execução destas políticas, promovendo a igualdade e a proteção dos direitos de pessoas e grupos étnico-raciais afetados pela discriminação, preconceito e demais formas de intolerância.

Estimula também o acesso e a inclusão no mercado de trabalho, desenvolve o empreendedorismo e realiza programas para ampliar a visibilidade e melhorar as condições de vida da comunidade negra do município.

Todas estas ações, a exposição e a roda de conversa comandadas por Larissa demonstram que só ficaremos bem na foto quando valorizarmos as pessoas pelo que elas são e representam e, não, pela cor de suas peles.

Sem cansaço, esta luta é de todos nós para que possamos viver em uma sociedade cada dia mais igualitária.

Exposição fotográfica "Cansei"

Datas: De segunda (18) a quinta-feira (21), das 8h às 17h

Local: Secretaria de Apoio Social ao Cidadão (rua Henrique Dias, 363, Monte Castelo, região central)

*A partir da próxima sexta-feira (22) e até 20 de novembro, a exposição terá continuidade e será itinerante em espaços públicos que serão posteriormente divulgados pela Prefeitura

Mais informações: Pelo telefone 3909-2626

Saiba mais sobre o trabalho da fotógrafa Larissa Isis pelo site larissaisis.com.br

 


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

×