Artesanato em madeira, feito por casal, é atração do Museu Vivo
15/10/2021 13:31
Fundação Cultural Cassiano Ricardo
Elias e sua esposa Simone fazem artesanato com madeira reciclável e vão compartilhar este saber no Museu Vivo - Foto: Divulgação - Foto: PMSJC

Avelino Israel
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

O Museu do Folclore de São José dos Campos recebe, neste domingo à tarde (17), a partir das 14h, o casal Elias Donizete Belarmino, 54 anos, e Simone de Oliveira Belarmino, 48 anos. Os dois fazem artesanato usando madeira reciclável e produzem objetos como brinquedos, enfeites para festas, porta garrafas em formato de carro-de-boi e muitos outros.

Eles são os convidados para mais uma edição presencial do Museu Vivo, projeto realizado pelo Museu do Folclore em dois domingos do mês. Elias e Simone vão compartilhar seus saberes sobre o artesanato em madeira. Eles estão há 30 anos em São José e, atualmente, moram no bairro Campos de São José, região leste.

Elias nasceu na cidade de Liberdade (MG) e desde pequeno, morando na roça, ajudava os tios numa pequena fazenda. Cuidava do gado, tirava leite, fazia queijo, ajudava na plantação e até cozinhava broa. Foi lá que também aprendeu a construir balaio, cangaia para cavalo e rede.

Quando ficou desempregado, em 2015, passou a se interessar pelo artesanato em madeira e, incentivado pela mulher, que percebeu o espírito empreendedor do marido, começou a produzir peças para comercializar. Logo, a esposa também se envolveu e hoje ela o ajuda na finalização das peças com a pintura.

Valorização

O projeto Museu Vivo acontece na área externa do museu e tem como principal objetivo valorizar e dar visibilidade aos detentores da cultura popular e aos seus saberes e fazeres. A atividade vinha sendo feita de maneira virtual, mas desde a reabertura do museu, em setembro, voltou a ser presencial.

No mesmo dia, o público também tem oportunidade de visitar a exposição permanente do museu e a exposição temporária ‘Território de Sonhos e Lembranças’, com trabalhos em bordado. A visita pode ser feita das 14h às 17h. Durante a semana, a visita é de terça a sexta, das 9h às 17h.

O Museu do Folclore é um espaço da Fundação Cultural Cassiano Ricardo e sua gestão é feita pelo CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular), organização da sociedade civil sem fins lucrativos.

Museu do Folclore de SJC
Av. Olivo Gomes, 100 – Santana (Parque da Cidade)
(12) 3924-7318 – www.museudofolclore.org


MAIS NOTÍCIAS
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

×