Vicentina Aranha recebe visita guiada neste sábado
Atualizado em 13/10/2021 - 19:12
Padre Rodolpho Komorek Relicário
Memorial do Padre Rodolfo Komorek, reaberto ao público nesta semana, será uma das atrações da visita guiada ao Vicentina Aranha neste sábado (16) - Foto: Adenir Britto/PMSJC

José Roberto Amaral
Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico

Moradores e turistas interessados em conhecer a história do Parque Vicentina Aranha podem participar de uma visita guiada ao local no sábado (16), a partir das 9h.

O passeio inclui no roteiro uma visita ao Memorial do Padre Rodolfo Komorek, reaberto ao público nesta semana depois de obras de restauração. No espaço, os visitantes poderão conhecer o quarto onde o sacerdote ficou internado e veio a falecer em dezembro de 1949.

A visita guiada ao Parque Vicentina Aranha faz parte do programa City Tour, promovido pela Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pela Central 156, no Quiosque Turismo na Orla do Banhado ou pelo e-mail: turismo@sjc.sp.gov.br até sexta-feira (15), às 14h.

Serão formados grupos de até 15 pessoas para a visita. Todas os protocolos sanitários de combate à Covid-19 serão seguidos.

Além do Memorial do Padre Rodolfo, os participantes irão fazer uma visita interna a algumas atrações do Vicentina Aranha, além de uma trilha guiada pelos bosques do parque.

Locais que se encontram em obras de restauração, como o Pavilhão Central, serão visitados apenas externamente.

Patrimônio de São José dos Campos

O Parque Vicentina Aranha é patrimônio histórico da cidade tombado pelo Comphac (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico, Paisagístico e Cultural do Município de São José dos Campos) e Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico).

O Vicentina ocupa uma área de 84.500 m², com 80% de área verde e pistas de caminhada, além de pavilhões projetados pelo arquiteto Ramos de Azevedo, representando um espaço fundamental de preservação ambiental e história da cidade.

Em 2006, a Prefeitura Municipal de São José dos Campos adquiriu o Antigo Sanatório, que foi reaberto ao público em 2007.

Próximos eventos do City Tour

23/10 9h City Tour (Ônibus)
MIC (Museu Interativo de Ciências) e MAB (Memorial Aeroespacial Brasileiro).

30/10 9h City Tour (Ônibus) Distrito de Eugênio de Melo
Visita ao Jequitibá Rosa, Estação Ferroviária de Eugênio de Melo, tour a pé pelo centro do distrito conhecendo: Casa de Cultura Rancho do Tropeiro, Capela da Santa Cruz, Paróquia Imaculada Conceição e Biblioteca Helena Molina.

6/11 9h Visita Guiada
Parque da Cidade: Portaria principal (Entrada), Galpão Gaivotas, Museu do Folclore, Borboletário, Casa do Café, vista do conjunto arquitetônico da Tecelagem Parahyba e FCCR, Residência Olivo Gomes, Orquidário e Casa da Ilha.

13/11 9h City Tour (Ônibus)
Parque Alberto Simões e Teatrão.

20/11 9h Visita Guiada Parque Vicentina Aranha
*Pavilhão Central, *Gruta Nossa Senhora de Lourdes (capela), Memorial do Padre Rodolfo, necrotério, biblioteca, trilha guiada pelos bosques do parque com engenheiro florestal.

*Visita realizada externamente em razão de os locais estarem em obras.

27/11 9h Visita Guiada Parque da Cidade

Portaria principal (Entrada), Galpão Gaivotas, Museu do Folclore, Borboletário, Casa do Café, vista do conjunto arquitetônico da Tecelagem Parahyba e FCCR, Residência Olivo Gomes, Orquidário, Casa da Ilha, Jardins de Burle Marx, anfiteatro.