Startup São José lança hub dedicado a games
01/10/2021 14:52
hub games
Hub de games: ambiente favorável para o desenvolvimento do mercado de jogos, criando oportunidades de emprego com captação de investimentos para o setor - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

José Roberto Amaral
Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico

A Startup São José lançou nesta sexta-feira (1) o hub dedicado ao desenvolvimento de games dentro do centro de inovação, localizado na Casa do Café, no Parque da Cidade.

O mercado de games movimentou no Brasil cerca de US$ 2,3 bilhões no ano passado. O país está entre os 12 principais mercados mundiais no setor.

Segundo Elvis Melo, coordenador do hub de games, o objetivo do projeto é transformar São José dos Campos em um dos principais polos da indústria de games.

“A criação do hub tem o objetivo de facilitar e apoiar o aparecimento de novos empreendedores que queiram atuar no desenvolvimento dos games. Vamos capacitar as empresas e atrair investimentos para que as empresas possam atingir a maturidade e entrar competitivamente no mercado de games”, afirmou Melo.

O núcleo de games já possui parceria com o Nexus, hub de inovação de startups do Parque Tecnológico, e também deve contar com o apoio do Sebrae-SP (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

Duas startups já foram selecionadas e estão instaladas no espaço da Startup São José, entre elas a Gecko, agência que busca se estabelecer na área do mercado de games.

“Um dos grandes desafios das empresas de jogos é justamente conseguir empresas que possam entender e construir o trabalho de marketing de forma eficiente voltada para o mercado brasileiro. Inclusive existe busca de empresas internacionais que não conseguem criar campanhas de custo acessível para o mercado da América do Sul, dessa forma a Gecko pretende durante esse tempo junto ao hub se especializar nesse mercado”, afirmou Elvis Melo.

Oportunidade

Para Egmar Felippe, manager da Ima Games e Design, também instalada na Casa do Café, o apoio e o trabalho de mentoria do hub será “primordial" para o desenvolvimento da startup.

“Estamos muito motivados e acreditamos que teremos muito sucesso. É um ambiente estimulante para a economia criativa”, afirmou.

Além das empresas que ingressam no programa, também foram feitas parceiras com escolas que oferecerão cursos de capacitação na área, além de empresas de informática que estão fornecendo equipamentos de alta performance.

Educação

Uma das exigências para seleção das startups interessadas em participar do programa é a obrigatoriedade do desenvolvimento de pelo menos um game educativo que possa ser compartilhado com os alunos nas escolas da rede municipal.

O desenvolvimento dos games contará com a orientação de uma equipe da Secretaria de Educação.

Inaugurada pela Prefeitura em dezembro de 2019, a Startup São José funciona no antigo prédio da Casa do Café, no Parque da Cidade. O objetivo do programa é estimular e capacitar novos empreendedores e consolidar a cidade referência em inovação e empreendedorismo.