Prefeitura realiza ação do CadÚnico na região leste
26/11/2021 18:43
CadÚnico tem intérprete de Libras para ampliar cadastramento de deficientes auditivos e surdos; neste sábado, a Prefeitura faz busca ativa na região leste - Foto: PMSJC

Cláudio Souza
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

A Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Apoio Social ao Cidadão, realiza neste sábado (27) trabalho de busca ativa para novas inserções e atualizações do CadÚnico (Cadastro Único).

Os servidores estarão das 8h às 17h na Emei Professora Denise Prates Fernandes Rocha (rua Nova Pádua, 209, Vila Monterrey, na região leste).

Os munícipes deverão comparecer com os documentos de toda a família e contas de luz para cadastro da tarifa social.

O trabalho deste sábado beneficiará os moradores dos bairros Jardim Monterrey, Jardim Helena, Cajuru, Serrote, Santa Cecilia 1, Santa Cecília 2 e Pousada do Vale.

Parte da equipe do CadÚnico da Prefeitura irá percorrer as residências do Jardim Santa Cecilia 2 para cadastro em domicilio.

Quem não puder comparecer neste sábado e quiser fazer sua inserção no CadÚnico ou atualizar o cadastro deve procurar o Cras (Centro de Referência de Assistência Social) mais próximo de sua residência. As unidades funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

CadÚnico

O CadÚnico é a principal porta de entrada para que famílias em situação de pobreza ou de extrema pobreza recebam benefícios. Em São José, mais de 68 mil famílias estão cadastradas.

Reúne informações socioeconômicas das famílias brasileiras de baixa renda, permitindo ao governo o conhecimento das reais condições de vida da população.

A partir das informações cadastradas, é possível que as famílias sejam selecionadas para diversos programas sociais, como Auxílio Brasil, Tarifa Social de Energia, Isenção de Taxas em Concursos Públicos e Viva Leite, entre outros.

Cras

Já os Cras são unidades de assistência social responsáveis pelo atendimento a famílias e funcionam como porta de entrada para os serviços, benefícios e programas sociais no município.

Todas as 11 unidades funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A orientação é para que os usuários façam o contato sempre com a unidade mais próxima de sua residência.