Operação Casa Limpa contra a dengue recolhe 1,4 ton de objetos
26/11/2021 17:43
Operação Casa Limpa no Parque Industrial
Operação Casa Limpa remove objetos que podem se transformar em criadouros do Aedes Aegypti - Foto: Adenir Britto/PMSJC

Sheila Faria
Secretaria de Saúde

A Prefeitura de São José dos Campos recolheu cerca de 1.4 tonelada de objetos que podem servir de criadouros do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika durante a 20ª Operação Casa Limpa de combate ao Aedes Aegypti.

A operação foi realizada de 22 a 24 de novembro nos bairros Parque Industrial e Palmeiras de São José, na zona sul da cidade. Nos dias 22 e 23 os moradores foram orientados para fazer a separação de objetos inservíveis para o recolhimento, feito no dia 24.

As equipes do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), da Secretaria de Saúde, estiveram em 3.330 imóveis durante o mutirão --633 imóveis estavam fechados e 183 desabitados.

Foram recolhidos pneus, latas, potes, garrafas, lona, louças sanitárias, baldes, tambores, entre outros, em três caminhões. A operação contou com o apoio da Secretaria de Manutenção da Cidade.

A escolha do local para a Operação Casa Limpa é feita com base na Avaliação da Densidade Larvária. Em outubro, a ADL dos dois bairros era de 0,81, dentro do parâmetro considerado satisfatório, que é de 1. Na avaliação geral da cidade, o índice é 0,2.