Vacinação contra a covid atinge novos marcos em São José
Atualizado em 26/11/2021 - 09:41
Vacinação - Antecipação da terceira dose para quem tem 90 anos ou mais. Foto: Claudio Vieira/PMSJC 04-09-2021
Vacinação de 3ª dose chega a 11.1% da população alvo (acima de 12 anos) e continua crescendo - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Sheila Faria
Secretaria de Saúde

A Prefeitura de São José dos Campos chegou nesta quinta-feira (25) à marca de 11,1% da população acima de 12 anos vacinada com a 3ª dose contra a covid-19. Isso representa 67.551 pessoas com o reforço na imunização.

A 3ª dose tem avançado em novembro, principalmente após a redução do intervalo de seis para cinco meses entre a 2ª e a 3ª dose e a liberação para pessoas de 18 anos ou mais.

O avanço também acontece com a 2ª dose, desde a antecipação das datas. Já temos 538.113 pessoas com duas doses de vacina, 89,1% da população alvo.

Tomaram pelo menos uma dose 585.106 pessoas, o que representa 96,9% da população apta a se vacinar. Desde o começo da pandemia, a Prefeitura já aplicou 1.190.770 de doses contra a covid-19.

Comparativos

Se considerarmos a população total da cidade adotada pelo IBGE, a vacinação também tem números expressivos em São José.

São 79,3% vacinados com a 1ª dose, 72,7% com a 2ª dose ou dose única e 9% com a 3ª dose. Considerando a 2ª dose, os números estão acima da meta, melhores que o índice do país (61,1%) e próximos do índice do Estado (73,8%).

Na cobertura vacinal completa entre municípios com mais de 500 mil habitantes no Estado de São Paulo, São José está à frente de Ribeirão Preto, Sorocaba, Osasco e Guarulhos, segundo o Vacivida.

Calendário

Nesta sexta-feira (26) podem tomar a 2ª dose quem se vacinou com Pfizer até 5 de novembro, nas UBS’s Resolve e no Cipax Laboratório, das 8h às 17h, ou no Colégio Tableau, das 8h às 21h.

A 2ª dose também será para quem tomou Coronavac até 12 de novembro ou AstraZeneca até 1º de outubro. A vacinação será na UBS Resolve de São Francisco Xavier, no Cipax Laboratório ou Colégio Tableau.

Podem tomar a 3ª dose quem se vacinou com Pfizer, AstraZeneca e Coronavac até 25 de junho. O imunizante é o da Pfizer e os postos são as UBS’s Resolve e Cipax Laboratório, das 8h às 17h, e no Colégio Tableau, das 8h às 21h --os mesmos da 1ª dose.

Imunossuprimidos vacinados até 29 de outubro recebem a 3ª dose somente nas UBS’s Resolve (é preciso apresentar comprovante médico).

Quem tomou Janssen deve aguardar orientações do Ministério da Saúde e a chegada das doses de reforço.