Prefeitura intensifica ações preventivas contra fluxos e adegas
Atualizado em 25/11/2021 - 16:18
OPERAÇÃO CONJUNTA
Fachada de uma das adegas interditadas pela Fiscalização da Prefeitura, durante ação conjunta nesta quarta-feira - Foto: Divulgação

Avelino Israel
Secretaria de Proteção ao Cidadão

A Prefeitura de São José dos Campos, por meio das forças de segurança do município, sob coordenação da Secretaria de Proteção ao Cidadão, intensificará as ações preventivas em diferentes regiões da cidade neste final de semana. A intenção é evitar, principalmente, aglomerações de pessoas em via pública e funcionamento irregular de adegas, que só podem permanecer abertas até às 22h.

Estas operações conjuntas envolvem a Guarda Civil Municipal, o Departamento de Fiscalização e o Gape (Grupo de Apoio Pronto Emprego), integrantes do programa São José Unida, criada em 2017.

Nesta quarta-feira (24), a ação preventiva aconteceu no Jardim Pararangaba, na região leste, onde o Departamento de Fiscalização constatou uma série de irregularidades em sete adegas, sendo que todas elas foram interditadas por não terem licença de funcionamento.

O bairro é o mesmo onde no último final de semana as forças de segurança já haviam dispersado um fluxo na via principal. Na ocasião, uma mulher foi detida por ter arremessado seu carro (que também foi apreendido) contra os policiais militares, apresentada ao 3º Distrito Policial e liberada posteriormente, devendo responder em juízo por desobediência, resistência e direção perigosa.

O êxito dessas operações também se deve à colaboração da população, que tem à sua disposição dois telefones para fazer denúncias contra essas irregularidades que geram, principalmente, a perturbação do sossego público: 153, da Guarda Civil Municipal, e 190, da Polícia Militar.