Guardas passam por estágio de qualificação profissional
25/11/2021 15:24
QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL
Programa de estágio profissional visa atender um contingente de 324 guardas municipais da GCM - Foto: Divulgação

Avelino Israel
Secretaria de Proteção ao Cidadão

O contingente de 324 guardas municipais de São José dos Campos, da Guarda Civil Municipal, ligada à Secretaria de Proteção ao Cidadão, está sendo capacitado por meio do programa EQP (Estágio de Qualificação Profissional). O programa foi implantado no início do ano e tem duração de duas semanas, já tendo formado 65 profissionais.

A intenção é que a corporação esteja melhor preparada para atuar no atendimento da população, sob diversos aspectos. A capacitação constante dos servidores também faz parte do compromisso de gestão da atual administração.

O estágio prevê a atualização administrativa e operacional em áreas como Direito Penal, Administrativo e Constitucional; Direitos Humanos, Disciplina Funcional, Procedimentos Operacionais Padronizados, Português Instrumental, Defesa Pessoal, Condicionamento Físico, Armamento e Tiro.

Além dessas áreas, os participantes também fazem uma releitura do Estatuto da Criança e do Adolescente, da Lei Maria da Penha e do Estatuto do Idoso. As atividades acontecem na sede da Academia da GCM, na Vila Industrial.

Os instrutores e professores são do próprio quadro de pessoal da Secretaria de Proteção ao Cidadão e de outros órgãos externos tais como: OAB, Policia Civil, Ministério Público, Secretaria de Saúde, Conselho Tutelar, Vigilância Sanitária e Procon.