Programa Decolar oferece experiências práticas a alunos e escolas
24/11/2021 19:05
Programa DECOLAR
Atividades práticas nos espaços do Museu Interativo de Ciências, oficinas em escolas, participação em congressos e diversas ações fazem do Decolar um programa de referência - Foto: Adenir Britto/PMSJC

Paula Pessoa
Secretaria de Educação e Cidadania

Experiências práticas com fotografia, física, matemática, botânica e muitas outras fazem parte da programação de atividades do programa Decolar e têm a aprovação dos alunos. Os 225 estudantes, do 6º ao 9º ano, que participam do Decolar aprofundam seus aprendizados nas mais de 50 atividades diversificadas que acontecem durante o ano.

Além disso, o programa estimula sonhos e aptidões de alunos com propostas inovadoras que envolvem toda a turma de estudantes e é referência em Altas Habilidades, com participação em congressos.

Oficinas

Marcos Vinicius da Silva Gabriel, 13 anos, aluno do 7º ano da Emef Profª Vera Babo, no Altos de Santana, na região norte, participa das oficinas de Matemática do Decolar desde o ano passado e aprova as atividades práticas deste ano.

“Eu gosto muito porque o Decolar. É bem avançado. Algumas matérias e assuntos ainda não vemos na escola, mas aqui eles já falam. Nos envolvemos com as atividades e os voluntários são ótimos”, disse o estudante.

“Acho incrível o que  Decolar oferece porque auxilia nos estudos, na escola e na vida. Recebo apoio e incentivo de uma professora que sabe que quero ser redatora quando crescer e agradeço por isto”, afirmou a amiga de Marcos, Yasmin Cristina de Lima, de 13 anos.

Ela é aluna do 7º ano na Emef Profª Silvana Maria Ribeiro de Almeida, no Jardim Cerejeiras, na região leste, e participa do Decolar desde 2020.

 “Acompanhamos os alunos de perto e a cada semestre muda o nosso público e atividades. Para mim, é ótimo participar como voluntário, um prazer poder compartilhar um pouco do que a gente sabe", disse o matemático Carlos Mariano, voluntário do Decolar há dois anos.

"Eles são ótimos. Aprendo com eles também e me sinto privilegiado”,  completou.

Robótica na escola

Nicolas Henrique Carvalho, 10 anos, está no 4º ano da Emef Profª Elza Regina Bevilacqua, no Jardim Estoril, na região sul, e é apaixonado por robótica. Ele é mais um exemplo de como o AEE (Atendimento Educacional Especializado) na rede de ensino municipal pode contribuir para o desenvolvimento e formação dos alunos e inspirar sonhos.

Nicholas sugeriu à escola que tivesse uma oficina de robótica com os colegas, foi atendido em seu pedido e o resultado saiu melhor do que o esperado: toda a turma do 3º ano pôde participar de uma aula diferente com o Decolar e o voluntário Paulo Roberto Fernandes, engenheiro eletrônico.

Juntos, os alunos aprenderam alguns conceitos de robótica e montaram um carrinho, que depois foi testado na quadra da escola, unindo teoria e prática com diversão.

“Eu sou muito fã de robótica, aprendo vendo vídeos no Youtube e queria a oficina. A robótica é como uma ciência para construir com programação. Gostei muito da oficina, aprendi a fazer robô, um carro e a usar código”,  afirmou Nicholas.

Para o engenheiro Paulo Fernandes, que é voluntário há quatro anos no Programa, atividades como a realizada na escola do bairro Jardim Estoril viram boas memórias e bagagem cultural para os alunos.

“Sou entusiasta do Decolar, sempre gostei da área da Educação, fiz Pós em gestão escolar depois que me aposentei. Quis seguir esse caminho, já trabalhei em creche e estou no Decolar há quatro anos", disse Fernandes.

"É um programa muito diferenciado por dar oportunidades aos alunos que realmente querem aprender”, completou o engenheiro.

“Foi muito legal, gostei de quando fizemos o carinho, a gente pode aprender mais. Eu tenho vontade de trabalhar com isso no futuro e posso ser engenheira de robótica”, afirmou Cibele Carvalho, 10 anos.

Congresso Internacional

O Decolar esteve representado no 2º Congresso Internacional Conexões 2021, organizado pelo Instituto Alpha Lumen, no último dia 12, com um painel sobre boas práticas tendo a presença da coordenadora do programa na rede municipal, Edilene  Reis Cleto.

As intervenções educativas em Altas Habilidades e experiências de destaque do programa foram compartilhadas durante o evento.

Vem Decolar

Realizado pela Prefeitura de São José dos Campos por meio da Secretaria de Educação e Cidadania, o programa Decolar conta atualmente com 225 alunos, do 6º ao 9º ano da rede de ensino municipal de São José.

O Decolar busca identificar, acompanhar e estimular o desenvolvimento do potencial dos alunos considerados dotados e talentosos da rede.

As áreas trabalhadas pelo Decolar são: Criatividade, Habilidades e Expressão; Ciências, Investigação e Tecnologia; Comunicação; Organização e Humanidades.

Os alunos escolhem as atividades conforme seus interesses e fazem um plano individual de trabalho. A partir desta programação, há ações e atividades semanais sempre no contraturno escolar.

Para fazer parte do Decolar, os estudantes com capacidade elevada são observados pelos professores da rede durante quatro anos (2º, 3º, 4º e 5º anos). Após esse período, passam por uma análise de dados e observação pela equipe de especialistas do programa.

 


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Educação e Cidadania

×