Escola da região sul compartilha boas práticas em oficina
24/11/2021 19:29
Oficina #aescolataON na Emef Jacyra Baracho
A 5ª oficina #aescolataON aconteceu na Emef Profª Jacyra Vieira Baracho, que compartilhou resultados tendo protagonismo estudantil como destaque - Foto: Divulgação

Paula Pessoa
Secretaria de Educação e Cidadania

A Emef Profª Jacyra Vieira Baracho, no Jardim Veneza, região sul de São José dos Campos, recebeu na tarde desta quarta-feira (24) a oficina a #aescolataon, com cerca de 30 pessoas, entre alunos, professores, equipe gestora, pais de alunos e equipe técnica da Secretaria de Educação e Cidadania.

Esta foi a quinta oficina, que acontece nas escolas municipais desde setembro deste ano, e faz parte das ações do novo Planejamento Estratégico da Secretaria de Educação.

Participação ativa

Com 31 anos e presença ativa no bairro, a Emef Jacyra tem como lema: “História, Trabalho, Dedicação e muito Amor” e apresentou, pela equipe gestora e professores, diversos resultados alcançados.

Um dos destaques da visita foi a participação de alunos, ex-alunos e pais voluntários. Logo na entrada, Benjamin Joshua Gomes Garcez, e Helena Alves Oliveira, ambos com 6 anos e no 1º ano, receberam os convidados com simpatia. 

“É muito legal estar aqui com a minha diretora, os professores e todo mundo. A escola é boa e estou feliz hoje”, disse Benjamin.

“Nossa escola é linda, muito boa. Eu amo porque aqui tenho professores e amigos”, afirmou Helena. 

A tarde transcorreu com apresentação artística dos estudantes Daniel Henrique de Oliveira, 11 anos, do 5º ano, no violão; Pietro Daniel Pinheiro de Campos, 12 anos, do 6º ano, no violino; e a bailarina Mariana Amodauksys, 9 anos, do 4º ano. 

“Essa oficina é nova, gostei de participar e receber o convite para me apresentar com a dança. Muito bom ter esses encontros na escola”, disse Mariana.

Oportunidades

Para a contadora Luciana Espildora Ferreira, mãe do ex-aluno Diego Espildora, engenheiro de 29 anos, e de Gabriel Espildora, 15 anos, do 9º ano, a escola é presença importante em sua família. “Eu participo como mãe voluntária há 20 anos, gosto muito. A escola incentiva os sonhos dos alunos”, afirmou.  

“Aqui temos a Jornada Ampliada como grande destaque, com oportunidades de podermos agir com protagonismo e autonomia nas atividades. A direção e os professores são ótimos”, disse Gabriel. 

Diego Espildora compartilhou com os presentes sua experiência como aluno no ano de 2006 no projeto Missão Centenário da AEB (Agência Espacial Brasileira) com a Roscosmos (Agência Espacial da Federação Russa), que enviou o primeiro brasileiro ao espaço, o tenente coronel aviador Marcos Pontes, atual ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações. Na época, a escola municipal realizou experimentos educacionais. 

Planejamento Estratégico

Os encontros valorizam a importância das escolas e dos profissionais da Educação e também discutem melhorias na gestão da rede de ensino, conforme o novo planejamento estratégico, com ações e projetos de 2021 a 2025. 

Em junho deste ano, a Secretaria de Educação e Cidadania apresentou aos diretores de escolas e demais lideranças o novo planejamento estratégico, com Missão, Visão, Valores, ações e projetos de 2021 a 2025. As novas metas foram definidas com diretores e representantes de todos os setores da pasta. 

A primeira visita do projeto #aescolatáon aconteceu em 15 de setembro último na Emef Mercedes Rachid Edwards, no distrito de São Francisco Xavier, na região norte. Em seguida, foi a vez da Emef Luzia Levina Aparecida Borges, no Jardim Cruzeiro do Sul, na região sul, em 6 de outubro, e da Profª Lucia Pereira Rodrigues, no Jardim Santa Fé, na região sudeste, em 27 de outubro. A Emef Emannuel Antonio dos Santos, no Frei Galvão, também na região sudeste, teve oficina em 11 de novembro. 

 

 


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Educação e Cidadania

×