Prefeitura abre inscrições para o Castramóvel na quinta-feira
Atualizado em 22/11/2021 - 11:04
Castramóvel na Escola Municipal Profa Véra Babo de Oliveira. Foto: Claudio Vieira/PMSJC 16-10-2021
Próximo domingo tem nova edição do Castramóvel, na zona norte - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Sheila Faria
Secretaria de Saúde

No próximo domingo (28) tem nova edição de castração gratuita de cães e gatos do programa Meu Pet Feliz, com o uso do Castramóvel, na região norte de São José dos Campos.

As inscrições podem ser feitas nos dias 25, 26 e 27 de novembro das 9h às 15h, na Emef Professora Vera Babo de Oliveira (Avenida Alto do Rio Doce, 801, Jardim Altos de Santana).

As inscrições são presenciais para os moradores do Altos de Santana e proximidades. Serão distribuídas 220 senhas para castração de cães e 30 senhas para felinos. Quem tem cães e gatos com mais de 20 kg, precisa ficar atento porque essas senhas são em menor quantidade e se esgotam rapidamente.

Casos as vagas não  estejam preenchidas até o dia 26, interessados de outras regiões da cidade poderão inscrever seus animais no dia 27, das 9h às 13h.

Critérios

Podem se inscrever quem mora prioritariamente no bairro Altos de Santana ou em bairros da região norte, maiores de 21 anos. É preciso apresentar cópia do RG, CPF e comprovante de endereço.

Quem tem mais de 60 anos precisa indicar um condutor com idade inferior para conduzir o animal no dia da cirurgia e ter condições físicas de carregá-lo sob efeito de anestésico no pós-operatório.

Animais

Animais que participam do programa Meu Pet Feliz não podem ser usados para fins comerciais ou de competições.

Para serem castrados, todos devem estar em boas condições de saúde, não podem estar  obesos, caquéticos e nem apresentarem doenças (como doenças de pele aparentes), desgaste físico ou anemia. Fêmeas não devem estar no cio, prenhas ou amamentando no dia da cirurgia.

Poderão ser castrados cães com até 20 kg, de 6 meses a 8 anos e cães com até 25 kg, de  6 meses a 6 anos.

Cães com mais de 25 kg, de 6 meses a 6 anos serão atendidos de acordo com a quantidade de senhas para essa categoria e capacidade de atendimento da equipe médica veterinária.

Observações

Poderão ser castrados até 2 animais por CPF. Cada inscrito deve levar a própria garrafa de água e caneta esferográfica azul. O uso de máscara é obrigatório e todos devem manter distanciamento de 2 metros.

Não será permitida a entrada de crianças e jovens com menos de 21 anos.

Tutores que não comparecerem no dia da cirurgia com os respectivos animais não poderão fazer novas inscrições no programa por 120 dias

Não serão castrados cães e gatos branquicefálicos (focinho achatado), cães das raças Pug, Bulldog Francês e Inglês, Boston Terrier, Boxer, Shih Tzu, Ihasa Apso, Pequinês e outros.

Balanço

Desde a criação do programa, em agosto de 2018, foram feitas 13.866 castrações, sendo 6.997 fêmeas caninas, 3.929 machos caninos, 1.858 fêmeas felinas e 1.082 machos felinos. Desse total, 3.116 foram feitas pelo Castramóvel.

O programa é permanente e foi criado para estimular a saúde e o bem-estar de cães e gatos, com ênfase na posse responsável. Além da castração, é feita a microchipagem para identificação dos animais, minimizando abandonos, maus tratos, furtos, entre outros.