GCM inicia projeto de fanfarra estudantil em escola estadual
Atualizado em 16/08/2024 - 11:01
fanfarra_fundhas_ensaio_33-claudio.jpg
Guardas municipais vão colaborar para a formação da fanfarra na escola estadual da Vila Nair - Foto: Divulgação

Avelino Israel
Proteção ao Cidadão

Um desejo acalentado há algum tempo pela Escola Estadual Euclides Bueno Miragaia, na Vila Nair, de formar uma fanfarra com seus alunos, começa a ser concretizado a partir desta quarta-feira (17), às 17h40, com a realização de uma aula inaugural. A iniciativa conta com a parceria da GCM (Guarda Civil Municipal), por meio do Programa Anjos da Guarda, criado pela Secretaria de Proteção ao Cidadão em 2017.

A parceria também prevê a oferta de uma atividade esportiva, com aulas de judô, para o mesmo grupo de cerca de 30 alunos do ensino fundamental e médio, com idades entre 7 e 17 anos. As aulas, musical e esportiva, serão ministradas por guardas municipais na própria escola, toda quarta-feira, a partir das 17h30.

Em 2022 a escola deverá funcionar em período integral e as aulas serão incorporadas ao currículo escolar. A escola foi inaugurada em 1980 e tem, atualmente, em torno de 400 alunos e 45 professores

Parceria importante

“Nós já vínhamos conversando com a Sepac sobre esta parceria desde o início do ano e ela é muito positiva para a escola e os alunos, pois é um desejo que começa a se tornar realidade”, afirma o diretor da instituição, Alex Rodolfo Carneiro, há dois anos no cargo. Ele explica que na aula inaugural os alunos terão o primeiro contato com os instrumentos e conhecerão um pouco sobre cadência musical.

A futura fanfarra já tem seus primeiros instrumentos, boa parte doada pelos governos Estadual e Federal: 20 flautas doce germânica, 2 pandeiros meia lua, 1 tamborim, 8 trompetes vogga, 1 trompa Michael, 1 bombardino Michael, 1 tuba bombardão Michael, 1 caixa marcha Michael e 1 bumbo marcha Michael. “Com estes instrumentos e a parceria poderemos desenvolver um trabalho de forma sistemática”, acrescenta o diretor Alex.

Aperfeiçoamento

O Programa Anjos da Guarda é resultado de um aperfeiçoamento de um trabalho que vinha sendo desenvolvido pela GCM ha, que previa a realização de palestras sobre segurança nas escolas municipais. A partir da sua revalorização e novo nome, o programa passou a promover o diálogo no ambiente escolar sobre diferentes assuntos, como valores, solidariedade, respeito mútuo, regimento escolar, coletividade, cidadania e outros.

EE Euclides Bueno Miragaia
Av. dos Tamoios, 470 – Vila Nair


MAIS NOTÍCIAS
Proteção ao Cidadão

×