Editais de tecnologia do transporte público são aprovados
Atualizado em 26/03/2021 - 12:04
2ª Audiência Pública do Novo Transporte Público na Emef Profª Vera Babo na região norte. Foto: Claudio Vieira/PMSJC 03-03-2021
Audiências sobre a operação do sistema tiveram ampla participação popular - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Rodrigo Luiz Ribeiro
Secretaria de Mobilidade Urbana

O Comob (Conselho Municipal de Mobilidade Urbana) de São José dos Campos aprovou, em reunião nesta quinta-feira (25), o andamento das propostas dos editais de tecnologia do novo modelo de transporte público do município, previsto para ser iniciado neste ano.

Os documentos ainda serão apresentados e discutidos em audiências públicas com a população.

A reunião foi iniciada com um balanço dos próximos passos para o edital de operação do transporte público, que passou por seis audiências públicas com a população e em breve deve ser publicado para dar andamento à licitação.

Os conselheiros também conversaram sobre o VLP (Veículo Leve sobre Pneus), o primeiro veículo articulado 100% elétrico do país, e que está na cidade e aberto para visitação pública até este domingo (28). Os veículos irão circular exclusivamente pela Linha Verde e atender os usuários do transporte público.

“O VLP e o projeto da Linha Verde são orgulho da cidade e um benchmark para outras cidades do Brasil e do mundo”, disse o professor da Fatec (Faculdade de Tecnologia Professor Jessen Vidal), de São José dos Campos, e membro do Comob, Reinaldo Fagundes dos Santos.

O professor Jair Gustavo de Mello Torres, do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), elogiou a referência tecnológica do projeto e a preocupação da atual administração municipal com a participação popular, “importante na construção de um processo tão complexo como o de mobilidade urbana de São José dos Campos”, disse.

O Comob, que possui representantes dos usuários do transporte público eleitos pela população, tem caráter consultivo e é responsável pela discussão de tudo que envolve a mobilidade urbana de São José dos Campos.