Lançamento de livro sobre nascentes abre Semana da Água
Atualizado em 23/03/2021 - 09:13
Dia Mundial da Água
Publicação do livro comemora os 15 anos do Programa Revitalização de Nascentes - Foto: Adenir Britto/PMSJC

Bibiano Santos
Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

O Dia Mundial da Água foi comemorado nesta segunda-feira (22), em São José dos Campos com o lançamento do livro "As nascentes e a cidade: um olhar para São José dos Campos", fruto da parceria entre a Prefeitura e o Instituto de Ciências e Tecnologia/Unesp.

O evento ocorreu no Paço Municipal para marcar também os 15 anos do Programa Revitalização de Nascentes, que é desenvolvido pela Prefeitura desde 2006.

Em função da pandemia, as comemorações da Semana da Água deste ano contam somente com eventos online.

Além do lançamento do livro comemorativo, a abertura da Semana da Água contou com a participação de várias pessoas e instituições que contribuíram para a continuidade do programa durante esses 15 anos.

A estudante universitária Alessandra Souza foi uma das que participou do início do programa, ainda na rede municipal de ensino. “Fiquei muito interessada com o conhecimento recebido ainda nos primeiros anos de contato com o programa de revitalização de nascentes. Agora, quero aprender mais e contribuir para a manutenção dos mananciais por meio de políticas públicas sustentáveis”, afirmou a estudante.

Nossa Nascente

O evento contou ainda com a divulgação do Decreto Municipal 18.748/21, que institui o subprograma "Nossa Nascente", que tem a intenção de estabelecer parcerias com instituições interessadas em boas práticas ambientais, como a adoção de nascentes. A indústria de vidros Pilkington, de Caçapava, foi a primeira a aderir à parceria.

O Programa Revitalização de Nascentes está restaurando, desde 2006, 35 nascentes em áreas públicas urbanas do município com o plantio de mudas de árvores nativas da nossa região para recompor a mata das APPs (Áreas de Preservação Permanente).

Desde então, ao menos 50 mil árvores nativas já foram plantadas, recompondo 230 mil metros quadrados de área de proteção ambiental. A iniciativa permite ainda importante trabalho de educação ambiental com ampla participação da rede municipal de ensino.  O programa engloba nascentes que contribuem para a formação do Rio Paraíba do Sul, cujas águas chegam a aproximadamente 18 milhões de habitantes ao longo do Vale do Paraíba, Grande São Paulo e Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

Semana da Água

A Semana da Água prossegue até quinta-feira (25) com mais dois eventos online.  O primeiro, no dia 25, das 8h às 16h30 será uma conferência virtual com professores da rede municipal de ensino sobre o programa de revitalização de nascentes e demais ações pertinentes.

Às 9h, ocorrerá um encontro online entre secretários municipais de Meio Ambiente do Vale do Paraíba, para avaliação de medidas bem sucedidas adotadas na região para conservação do meio ambiente.

A atividade contará com a presença de Cláudio Scalli (presidente da Anamma SP, Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente), Sérgio Teodoro (diretor executivo da AgemVale - Agência Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte) e Mário Mantovani/Fundador da Anamma Brasil/SOS Mata Atlântica e autoridades municipais.

Conferência online
Data: 25/3/2021, quinta-feira