População conhece proposta do novo transporte na região leste
10/03/2021 15:28
4ª Audiência Pública do Novo Transporte Público na Emef Profª Sônia Maria Pereira da Silva no bairro Novo Horizonte. Foto: Claudio Vieira/PMSJC 09-03-2021
Audiência seguiu todos os protocolos de segurança, incluindo o distanciamento entre as pessoas - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Rodrigo Luiz Ribeiro
Secretaria de Mobilidade Urbana

A Prefeitura de São José dos Campos realizou nesta terça-feira (9), na Emef Profª Sônia Maria Pereira da Silva, na região leste, a quarta audiência pública para tratar do edital de operação do novo modelo de transporte público do município, previsto para ser implantado neste ano. No encontro, a população conheceu a proposta para o serviço na região leste.

Ao todo, 71 pessoas participaram da audiência, 27 fizeram inscrição para falar e 13 registraram suas manifestações no encontro, que foi interrompido após a queda de energia causada pelas fortes chuvas que atingiram a cidade na noite desta terça-feira. Os demais participantes serão contatados para orientações e poderão registrar formalmente suas opiniões pela Central 156, por e-mail e pessoalmente na sede da Semob (Secretaria de Mobilidade Urbana).

De acordo com a SMC (Secretaria de Manutenção da Cidade), o temporal registrado provocou até o momento 190 ocorrências de quedas de árvores e galhos. Mais de 200 funcionários da SMC, além de equipes da SeMob, estão atuando para a desobstrução das vias e retirada dos galhos, que deve durar até esta sexta-feira (12).

Com relação à interrupção no fornecimento de energia elétrica, os trabalhadores da concessionária EDP atuam para retirar galhos das fiações elétricas e também restabelecer a energia em algumas regiões da cidade.

A audiência na região leste foi iniciada com um representante da Secretaria de Mobilidade Urbana, que explicou sobre o rito e a necessidade da realização das audiências para, mais uma vez, receber da população sugestões que podem contribuir para o novo modelo.

Desde 2019, no início do projeto, a Prefeitura faz oficinas e audiências com a população para tratar do assunto. Nesses encontros, foram definidas as premissas do novo modelo: mais frequência de ônibus, conforto e menor tarifa.

Na sequência, técnicos da Secretaria de Mobilidade Urbana apresentaram a proposta do edital de operação, principalmente das melhorias que irão ocorrer, e o público presente pode se manifestar.

O próximo encontro será nesta quarta-feira (10), às 18h, na Emef Lúcia Pereira Rodrigues, região sudeste.

As audiências também poderão ser acompanhadas pelo Facebook e Youtube da Prefeitura (na aba Documentos do Novo Transporte Público) e também serão transmitidas pelas rádios 107,9 FM e 1120 AM.

Os documentos do edital de licitação e anexos estarão disponíveis previamente, em papel para consulta, na Secretaria de Mobilidade Urbana, na Câmara Municipal, no Paço Municipal e nos locais das audiências públicas.

Os interessados poderão apresentar documentos ou sugestões por escrito, devendo ser entregues diretamente na Semob (Secretaria de Mobilidade Urbana), pela Central 156 (telefone ou aplicativo), por correio eletrônico ao endereço semob@sjc.sp.gov.br e/ou por meio do site da Prefeitura, na página do Novo Transporte Público da Semob, no prazo de até três dias corridos após a realização da última audiência.

10/3 - Região Sudeste
Emef Profª Lúcia Pereira Rodrigues