Óculos de visão artificial irão beneficiar aprendizagem
Atualizado em 01/03/2021 - 16:35
O equipamento que conta com uma câmera inteligente será utilizado por 22 alunos atendidos pela Educação Especial
Tecnologia acoplada aos óculos possibilita mais qualidade de vida aos alunos com deficiência visual e dislexia - Foto: PMSJC

Paula Pessoa
Secretaria de Educação e Cidadania

Um equipamento tecnológico que, acoplado à armação de um óculos comum, permite a leitura de textos em qualquer superfície, reconhece rostos, produtos, placas de sinalização, cores e cédulas de dinheiro irá beneficiar os alunos com deficiência visual e dislexia matriculados na rede de ensino municipal de São José dos Campos. 

A partir desta segunda-feira (1), escolas da Prefeitura recebem os dispositivos de visão artificial com câmera inteligente para o atendimento da Educação Especial. 

A tecnologia será utilizada por alunos atendidos pela Educação Especial da rede municipal, contribuindo para a qualidade de vida dos estudantes, além de possibilitar mais autonomia na rotina escolar.

Os professores e equipes das escolas passarão por treinamento para orientação e uso da ferramenta com alunos. 

As escolas municipais procuram, em sua estrutura pedagógica e física, reorganizar e adaptar o currículo com o intuito de eliminar barreiras de acesso aos conteúdos e ambientes.

Atendimento

O AEE (Atendimento Educacional Especializado) é um serviço da Prefeitura, realizado por meio da Secretaria de Educação e Cidadania, para cerca de 1.300 alunos da educação infantil e ensino fundamental com deficiência ou Transtorno Global do Desenvolvimento.

O programa identifica, elabora e organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade que facilitam a participação dos alunos na rotina escolar. O AEE conta com uma equipe de professores especialistas.

As 48 escolas de ensino fundamental da rede municipal de São José contam também com Atendimento Psicopedagógico Institucional (API). O serviço especializado auxilia as unidades escolares com intervenções específicas aos alunos que apresentam extremas dificuldades, distúrbios ou transtornos de aprendizagem.

 


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