Palestra com a PRF e PRE aborda responsabilidade no trânsito
17/05/2021 17:50
Blitz na Dutra - PRF e Agentes de Trânsito
Prefeitura investe em ações educativas e parceria com as forças de segurança - Foto: Adenir Britto/PMSJC

Rodrigo Luiz Ribeiro
Secretaria de Mobilidade Urbana

A Prefeitura de São José dos Campos, em parceria com a PRF (Polícia Rodoviária Federal) e a PRE (Polícia Rodoviária Estadual), realizou nesta segunda-feira (17) mais uma palestra online prevista nas ações deste ano do Maio Amarelo, mês em que a segurança viária é colocada em pauta na sociedade.

O evento foi transmitido ao vivo nas redes sociais da Prefeitura e retransmitido em outros municípios do Estado de São Paulo, que têm usado a campanha de São José como referência nas suas ações.

O encontro foi iniciado pelo policial rodoviário federal Edson Molinari, que atua há anos na educação para o trânsito. “Precisamos refletir sobre a responsabilidade que temos como pais e sociedade e o exemplo que podemos ser. A criança não tem que aprender que se não usar o cinto de segurança vai ter multa, mas saber dos riscos de acidente que isso pode causar”, disse Molinari.

Casos

Questionado por internautas sobre um momento estressante que tenha vivido na função, Molinari destacou as consequências que uma ocorrência de trânsito pode causar. “O mais estressante é ver a mãe chegando num acidente e ver que o filho morreu. Ali não é só o filho que morre, a mãe também morre, é uma família que se desmancha e não há o que fazer. Essa é a situação mais estressante”, comentou.

O evento desta segunda-feira também teve a participação do 1º tenente da PRE, Vinicius Rocha. “É um erro acharmos que a responsabilidade é só da Prefeitura, só da Polícia Rodoviária Estadual, só da concessionária que administra a via. A responsabilidade é de todos os usuários do sistema viário, o trânsito é um conjunto de ações e seus entes, dos mais e menos vulneráveis”, completou.

Programação de palestras

24/5/2021
9h: Samu: Atendimento APH em um acidente de trânsito – Enfermeiro Rodrigo
9h40 e 10h20: Depoimentos de vítimas de acidente de trânsito.

Os dois depoimentos são de vítimas de acidentes que sofreram amputações de membros por imprudência e superaram o ocorrido se tornando paratletas de alto rendimento.

Todas as palestras serão transmitidas pelas redes sociais da Prefeitura.