Associação de Capoeira celebra cinquentenário plantando árvores
Atualizado em 18/05/2021 - 10:12
Plantio de Mudas
Árvores foram plantadas em uma área verde do Jardim Esplanada, onde foram feitos os "berços" para as mudas - Foto: PMSJC

Simone Menocchi
Secretaria de Manutenção da Cidade

A Secretaria de Manutenção da Cidade apoiou o plantio de 50 mudas de árvores para que a Associação de Capoeira “Besouro Mangangá” pudesse comemorar os 50 anos de atuação na cidade. A ideia de celebrar a data com o plantio das mudas de árvores frutíferas foi de uma das alunas do criador da associação, Everaldo Bispo de Souza, mais conhecido por Mestre Lobão.

Foram mudas de araçá, juçara, uvaia, cereja, abiu, pitanga, gabiroba, jatobá, araticum e grumixama, todas elas nativas dos biomas da Mata Atlântica e Cerrado, que marcaram a data tão importante para os integrantes da associação e amantes da capoeira. Cada uma delas foi plantada por alunos e ex-alunos da capoeira em homenagem aos mestres que passaram pela academia. “Foi uma forma de comemorar de forma ecológica, preservando a natureza. Cada muda recebeu um QRCode com o nome e a história de cada pessoa homenageada”, contou Mestre Lobão.

A iniciativa teve o apoio da Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade, através do Programa Pomares Nativos Educativos, implantado no município há três anos. As árvores foram plantadas em uma área verde do Jardim Esplanada.

A capoeira na cidade
Foi em 1971 que Mestre Lobão, natural da Bahia, chegou a São José a convite de um amigo, para abrir um espaço de difusão da arte da capoeira. Nestas cinco décadas, Mestre Lobão viajou o mundo levando a capoeira e o nome de São José, tornando-se referência para a capoeira nacional.

Pomares
O Programa Pomares Nativos Educativos aproxima a comunidade da Mata Atlântica e do Cerrado implantando pomares em todas as regiões da cidade. O contato com as árvores e o crescimento delas possibilita a educação ambiental a todos, promovendo assim maior preservação da natureza. As curiosidades do plantio, do crescimento das árvores, o valor nutricional das frutas são informações transmitidas pelo programa que enriquecem a relação dos moradores com a natureza. O Programa Pomares Nativos Educativos é da Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade e está à disposição das comunidades.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Manutenção da Cidade

×