S. José cadastra Ipê símbolo da Década da Segurança no Trânsito
Atualizado em 16/08/2024 - 10:18
cv__5081_claudio_vieira.jpg
Grupo de escoteiros Ar Aymorés cuida do Ipê desde maio de 2017 em São José - Foto: Divulgação

Rodrigo Luiz Ribeiro
Mobilidade Urbana

A Prefeitura de São José dos Campos, por meio das secretarias de Mobilidade Urbana e Urbanismo e Sustentabilidade, realizou nesta terça-feira (11), o cadastro e identificação QR Code de um Ipê Amarelo, plantado há 10 anos e que simboliza o compromisso do município com a Década da Segurança no Trânsito.

A Década foi criada pela ONU (Organização das Nações Unidas) em maio de 2011 para reduzir pela metade o número de mortos e feridos graves no trânsito pelo mundo.

O cadastro da árvore foi feito no Arboriza São José, programa que reúne o patrimônio arbóreo público existente em calçadas, canteiros, praças e áreas verdes da cidade.

Esse catálogo de árvores do município pode ser acessado no site da Prefeitura, onde estão disponibilizadas as informações de cada árvore, como: nome popular, nome científico, altura, diâmetro, coordenadas de localização e fotografias.

Cuidados

O ipê amarelo plantado há 10 anos permanece vivo e desde maio de 2017 conta com a ajuda do grupo de escoteiros Ar Aymorés de São José dos Campos.

“Pra gente foi um prazer enorme o convite para cuidar do Ipê, tanto pelo o que ele representa para o município, quanto pelo benefício que as árvores têm para nosso ecossistema” conta Ariana Cursino, Escotista do Ramo Sênior do grupo Ar Aymorés.

“Nosso trabalho é realizar adubação duas vezes ao ano --sempre aproveitando a época de chuva e limpeza do caule para retirar os líquens. Também medimos a altura e diâmetro do caule”, explica Ariana. A árvore fica na rotatória da Rua Delfino Mascarenhas, no centro.

A ação de cadastro do ipê é mais uma atividade da programação do Maio Amarelo, mês em que o tema segurança viária é colocado em pauta na sociedade.

 


MAIS NOTÍCIAS
Mobilidade Urbana

×