Prefeitura amplia vacinação animal gratuita
07/05/2021 17:09
Vacinação aftosa região leste
Produtores rurais passam a contar também com a vacina Manqueira para proteção de bovinos e bubalinos - Foto: Divulgação

Bibiano Santos
Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico

Com objetivo de ampliar o apoio aos produtores rurais do município, a Prefeitura de São José dos Campos aumentou o fornecimento de  vacinas animais gratuitas. A partir de agora, além das vacinas contra a brucelose, aftosa e raiva, também foram incluídas a da cepa Manqueira (Clostridioses em bovinos).

A aplicação das vacinas também é gratuita por meio de técnicos especializados. A iniciativa faz parte do Plano de Governo 2020/2024.

Nesta semana, a Prefeitura iniciou a primeira etapa da vacinação contra a febre aftosa do ano. Simultaneamente, será feita a vacinação contra a raiva e pela primeira vez, a manqueira. A vacinação do rebanho prossegue até 31 de maio, na área rural da cidade e no distrito de São Francisco Xavier.

Nessa etapa, serão vacinados bovinos e bubalinos, de todas as idades. A vacinação é fundamental para garantir a sanidade do rebanho e manter a comercialização da carne para o mercado interno e exportação.

No mês passado, a Prefeitura realizou a primeira etapa da vacinação contra a brucelose. Cerca de 400 produtores rurais foram beneficiados.

Declaração

Para os produtores que necessitarem de ajuda para preenchimento da declaração de vacinação, que é necessária para a comercialização dos produtos, as unidade do Ponto Rural farão o atendimento.

A febre aftosa é uma das doenças animais mais contagiosas e causa grandes perdas econômicas aos produtores. O Brasil é considerado pela Organização Mundial da Saúde Animal (OIE) como zona livre com vacinação.

Doenças

A Manqueira, identificada como carbúnculo sintomático, é uma doença infecciosa aguda causada pela bactéria Clostridium. Causa inflamação nos músculos, toxemia grave e alta mortalidade.

Em conjunto com a raiva e as intoxicações por plantas tóxicas, as Clostridioses são o grupo de doenças que mais matam bovinos no Brasil. Impossíveis de serem erradicadas, as Clostridioses exigem sobretudo o seu reconhecimento e a adoção de medidas preventivas, nas quais inclui-se a vacinação.

A aftosa não representa risco para a saúde humana. A doença não é transmitida pelo consumo de carne, leite e derivados de animais infectados.

Já, a raiva animal, é uma doença infecciosa aguda, causada por um vírus, que compromete o Sistema Nervoso Central (SNC), tanto do homem como de animais.

Ponto Rural/Alto da Ponte
Rua Alziro Lebrão, tel. 3911-6915

Ponto Rural/São Francisco Xavier
Rua XV de Novembro, 900