Mães educadoras compartilham lições e inspirações
07/05/2021 18:12
 ESPECIAL: Mães educadoras compartilham lições e inspirações
Maternidade e Educação: a assessora pedagógica, professora Daniela Navarro, com os cinco filhos: Amanda, João Pedro, Júlia, Louise e Aymée - Foto: Divulgação

Paula Pessoa
Secretaria de Educação e Cidadania

Em comemoração ao Dia das Mães e celebrando todos aqueles responsáveis por cuidar de filhos e famílias, quatro professoras da rede de ensino municipal compartilham um pouco de suas experiências e das lições aprendidas com a maternidade e a profissão.

Vocação

Daniela Bandeira Navarro, 44 anos, atualmente faz doutorado e tem no currículo mestrado, duas pós-graduações e graduação em Letras e em Pedagogia. Já foi professora de inglês na rede municipal, atuou no projeto de Sala de Leitura, foi orientadora de escola e, há cerca de quatro anos, trabalha na Secretaria de Educação como assessora técnica pedagógica.

Entre todos os títulos, experiências e conquistas de sua vida, um dos maiores orgulhos que tem é o de ser chamada de mãe por cinco pessoas.

A biomédica e mestre em Saúde Pública Amanda, 26 anos, o estudante de Ensino Médio João Pedro,14 anos, a estudante do Fundamental na rede municipal Julia,13 anos, e as gêmeas Louise e Aymée de 5 anos, na Educação Infantil, são os responsáveis por levar à vida de Daniela amadurecimento, responsabilidade, ternura, empatia, força e resiliência, como ela mesma define.

Tanto sua carreira profissional como o trabalho de mãe reforçam para ela o valor da Educação.

“O estudo transformou e continua transformando a minha vida. Quando vejo que hoje tenho melhores condições de trabalho, uma condição melhor para mim e para os meus filhos, me recordo de minha mãe dizendo: ‘estudo sempre em primeiro lugar’”, diz.

“Para a minha mãe o estudo era a coisa mais importante para uma pessoa. Ela sempre enfrentou muitas dificuldades, especialmente em relação a oportunidades de trabalho, porque não tinha estudo, e sempre me incentivou”, afirma.

Hoje, entre os compromissos e desafios da profissão e dos estudos, Daniela faz questão de acompanhar de perto o desenvolvimento escolar dos filhos.

“A educação tem um sentido muito forte na minha vida e por isso eu sou apaixonada pelo meu trabalho. Acredito no poder da educação e desejo que meus filhos tenham oportunidades de estudar, aprender coisas que gostem e trabalhar naquilo que acreditem”, afirma.

Inspiração

Telma, Taíse e Telsse têm muitas coisas em comum, entre elas: sobrenome, laço sanguíneo, família e o fato de também trabalharem no que gostam. Mãe, filhas e irmãs, as três professoras dividem na rotina diária os desafios e aprendizados dentro e fora das escolas.

Taise Pires Galvão, 42 anos, é professora há 24 anos e desde 2007 faz parte da rede municipal. Atualmente é diretora na Emef Mercedes Rachid, no distrito de São Francisco Xavier, e se diz inspirada pela mãe, Telma, professora de anos inicias na Emef Profª Ruth Nunes, e pela irmã, Telsse, diretora do Cecoi Lírios do Campo IV.

“Quando minha mãe começou o Magistério eu era criança, a via estudando e trabalhando na área. Quando chegou minha hora de decidir, também fiz o Magistério e depois Educação Física.

Minha mãe sempre foi um espelho para mim de força de vontade, organização e cuidado. Cuida dos alunos como cuidava da gente, sempre com amor, foi assim que nos ensinou e me inspira até hoje”, diz.

Para Telma que, além de três filhas, tem seis netos e dois bisnetos, a grande lição é “se dedicar, fazer com responsabilidade, cuidado e amor, porque é assim a gente é feliz”.

A educadora de 68 anos se diz realizada como mulher e profissional, pois, ‘nasceu para ensinar’ e pode compartilhar com as filhas a mesma vocação.

Já para Telsse Pires Galvão Pereira, 40 anos, mãe de três filhos, a vida como professora representa renovação e teve início graças ao incentivo da irmã e da mãe.

“Elas são meus exemplos na vida e na profissão. A Educação foi um recomeço importante em minha vida, me renovou e deu uma nova visão sobre a importância do cuidado e do carinho para com as crianças, desde meus filhos até meus alunos”, diz.