LDO prevê investimentos em áreas prioritárias
Atualizado em 07/05/2021 - 17:50
Audiência da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) na Câmara Municipal. Foto: Claudio Vieira/PMSJC 23-03-2021
Audiência pública para debater a LDO 2022 realizada na Câmara de São José - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Sheila Faria
Secretaria de Gestão Administrativa e Finanças

O Projeto de Lei da LDO 2022 (Lei de Diretrizes Orçamentárias), que já está em análise pela Câmara de São José dos Campos, prevê aumento de mais de 7% de investimentos em áreas prioritárias para a população, em relação à LOA 2021 (Lei Orçamentária Anual).

Estão previstos mais recursos principalmente para Mobilidade Urbana, Saúde, Manutenção da Cidade, Educação e Cidadania e Gestão Habitacional e Obras.

A maior previsão orçamentária para o próximo ano é da Secretaria de Saúde, com R$807 milhões, seguida da Educação e Cidadania, com R$775,9 milhões.

Mobilidade Urbana é a área que vai receber o maior aumento de investimentos comparando com a LOA 2021. O orçamento previsto para 2022 é de R$108,3 milhões, contra os R$ 82,8 milhões anteriores.

Sugestões

A área, que inclui projetos como a Linha Verde, recebeu a maioria das sugestões feitas durante as sete audiências realizadas pela Prefeitura para debater a LDO 2022 com a população, em março.

Foram 119 sugestões para Mobilidade Urbana de um total de 387 recebidas presencialmente nos encontros e por meio de formulários online.

Depois da análise pelo Legislativo, as diretrizes da LDO irão nortear a elaboração do Orçamento Municipal para o próximo ano. Para 2022, a previsão de receita do município é de R$ 3,3 bilhões.